Login



Educação nas prisões
Qua, 26 de Março de 2014 10:10

Seminário realizado em Belo Horizonte discute o trabalho e a educação nas unidades prisionais de Minas Gerais.


ao ladoNa última sexta-feira, 21 de março, aconteceu em Belo Horizonte o “Seminário Estadual do Trabalho e Educação nas Prisões”. O objetivo do encontro foi discutir sobre os bons resultados dos programas de capacitação e atendimento ao preso em Minas Gerais.

O encontro contou com a presença de diversas autoridades mineiras, dentre elas o diretor-geral do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, professor Luiz Carlos Machado Rodrigues, que puderam discutir suas experiências com a educação no sistema prisional. A discussão se torna relevante, uma vez que Minas Gerais atingiu a marca de 13 mil detentos trabalhando, sendo que 6,5 mil estudam e 100 destes cursam o ensino superior.

O superintendente de atendimento ao preso, Helil Bruzadelli, aproveitou para agradecer ao Câmpus Muzambinho por ter incluído o sistema prisional no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Segundo ele, o diretor-geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues, foi o responsável por "levar a pleito a possibilidade de inclusão dos presos de Minas Gerais, uma proposta audaciosa".

Junto à diretora de Ensino e Profissionalização da Superintendência do Atendimento ao Preso, Sandra Regina Madureira, o IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho idealizou em 2011 a implementação do Pronatec para os presos mineiros. Pioneiro com essa ideia, o Câmpus Muzambinho oferta atualmente vários cursos para mais de 140 unidades prisionais mineiras.

Além do diretor-geral e do superintendente de atendimento ao preso, estiveram presentes no evento o coordenador do projeto “Novos Rumos” do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ricardo Veras, a promotora de Justiça da Execução Penal da comarca de Ribeirão das Neves, doutora Ana Cecília Junqueira, o coordenador do Projeto Libertas da Defensoria Pública de Minas Gerais, Nícolas Katopods, o gerente geral do setor público do Banco do Brasil em Belo Horizonte, Antônio Eustáquio da Silveira, o diretor de tecnologia de sistemas do corpo de bombeiro, Tenente-Coronel Inaldo Gonçalves Pinheiro, o ouvidor do Sistema Penitenciário, doutor Marcelo Costa e o assessor chefe da sub-Secretaria de administração prisional, Samuel de Oliveira Júnior.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.