Palestra Cafés Especiais
Seg, 17 de Fevereiro de 2014 14:52

Projeto “Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná” é apresentado no IFSULDEMINAS Câmpus Muzambinho

jm 4No dia 07 de fevereiro, o Engenheiro Agrônomo Luiz Roberto Saldanha Rodrigues, atual Presidente da ACENPP – Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná –, ministrou uma palestra sobre a produção de cafés especiais naquela região.

O evento contou com a participação de 131 pessoas, estudantes do Câmpus Muzambinho (Agronomia e Tecnologia em Cafeicultura), produtores rurais de Muzambinho, Nova Resende, São Pedro da União, Cabo Verde, Fama e Paraguaçu, em Minas Gerais e de Caconde/SP, representando suas associações e sindicatos e também, parceiros como o SEBRAE/MG e a Geagro.

Durante a palestra, foram apresentados detalhes sobre o Projeto “Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná”. Os motivos que levaram os cafeicultores familiares daquela região à busca desse novo modelo agrícola e os desafios para a permanência na atividade cafeeira.

Esse evento é uma das ações do Projeto SOMA, do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho em parceria com a ACENPP. Desde 2012, estudantes do curso de Agronomia atuam junto aos 330 cafeicultores integrantes da associação sob a orientação de professores ligados ao Projeto SOMA, desenvolvendo temas ligados às boas práticas agrícolas, aproveitamento de recursos da propriedade cafeeira, manejo sustentável do solo e da água, aumento da produtividade e qualidade do café, entre outros.

Atualmente, o Projeto SOMA conta com a participação de 20 estudantes do curso de Agronomia e sete orientadores do Câmpus Muzambinho.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: