Alan Turing
Ter, 03 de Julho de 2012 13:09

Noite de estudos marca centenário de nascimento de estudioso da computação

O curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho promoveu, no dia 22 de junho, entre 19h e 22h30, uma noite de estudos para celebrar a vida e a obra de Alan Turing. O estudioso é considerado um dos pais da computação e deixou várias contribuições para a área. Em 2012, comemora-se o centenário de seu nascimento (23/06/1912). Diversas instituições ao redor do mundo realizam atividades que possam resgatar a história e a importância desse grande cientista.

No Campus Muzambinho, o evento foi organizado pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, responsável pela disciplina “Linguagens Formais e Autômatos” (4º período), e pela professora Aline Marques Del Valle, responsável pela disciplina “Teoria da Computação” (6º período). Foram apresentados trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 4º e 6º períodos, relacionados aos conteúdos estudados nas duas disciplinas e às obras realizadas por Alan Turing e seu legado para a área da computação. Além disso, Rafael Testa, pesquisador e doutorando do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp, palestrou sobre a vida e a obra de Alan Turing.

Os alunos autores dos melhores trabalhos receberam certificado. Os destaques foram:

Molde-Mestre - A Criação de Uma Ferramenta de Autoria Aplicada ao Ensino à Distância (Fernanda Delizete Madeira, Lilian Cristina de Paula, Rogério Eduardo Del Valle Silva) - 6º Período de Ciência da Computação

Turing to Norma, uma ferramenta para auxiliar o estudo da equivalência entre Máquina de Turing e Máquina Norma (Adriano dos Reis Carvalho, Emerson Dias do Prado, João Cláudio Dias Araújo) - 6º período de Ciência da Computação

Um estudo sobre o Teste Reverso de Allan Turing aplicado a ferramenta Captcha (Francini J. O. Augusto, Gilvan C. Rodrigues, Josenilson G. Lino) - 6º Período de Ciência da Computação

Um estudo sobre a Codificação Enigma (Saymon C. A. Oliveira, Danilo F. Costa, Reginaldo F. Silva) - 4º Período de Ciência da Computação

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder