Noite de estudos
Qua, 20 de Junho de 2012 12:47

Evento no Campus Muzambinho marca centenário de nascimento de Alan Turing, pesquisador da área de computação

Nesta sexta-feira, 22 de junho, a partir de 19h, o curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho promoverá uma noite de estudos para celebrar a vida e a obra de Alan Turing. O estudioso é considerado um dos pais da computação e deixou várias contribuições para a área. Em 2012, comemora-se o centenário de seu nascimento (23/06/1912). Diversas instituições ao redor do mundo realizarão atividades que possam resgatar a história e a importância deste grande cientista.

No Campus Muzambinho, o evento está sendo organizado pela professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, responsável pela disciplina “Linguagens Formais e Autômatos” (4º período), e pela professora Aline Marques Del Valle, responsável pela disciplina “Teoria da Computação” (6º período). Serão apresentados trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 4º e 6º períodos, relacionados aos conteúdos estudados nas duas disciplinas e às obras realizadas por Alan Turing e seu legado para a área da computação. Além disso, Rafael Testa, pesquisador e doutorando do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp, fará palestra.

Os seguintes trabalhos serão apresentados:

4º Período

Alan Turing: da quebra do código à quebra de conduta (José Antônio Belquior Gomes - 1º Período)

Modelos de Computação: Máquina Turing, Norma e Post (Andressa C. Santos, Rosane F. Nascimento, Wagner A. M. Santos)

Codificação Enigma (Saymon C. A. Oliveira, Danilo F. Costa, Reginaldo F. Silva)

Estudo teórico e prático do teste de Turing com foco na ferramenta anti-spam CAPTCHA (Francisco B. Neto, Francisco J. N. Filho, João Paulo F. de Brito)

Máquina de Turing Quântica (Danilo Fugi)

O uso de Simuladores no ensino da Máquina de Turing ( Agnis Elouise pereira, Maxciel Pontes,Sandra Goulart)

Teste de Turing ( Adriano V. Viveiros, Douglas V. S. da Mata, Paulo R. da Silva )

6º Período

Relação entre a Inteligência Artificial e os estudos de Alan Turing (Marly Prado, Thomaz Camargo)

Teste Reverso de Alan Turing (Francini J. O. Augusto, Gilvan C. Rodrigues, Josenilson G. Lino)