Semana Empreendedorismo
Qui, 24 de Novembro de 2011 11:24

Núcleo de Inovação Tecnológica promove palestras no campus Muzambinho

03O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFSULDEMINAS realizou, nos dias 16, 17 e 18 de novembro, uma programação de atividades que integraram a Semana Global do Empreendedorismo. Foram promovidas duas palestras e curso de capacitação que envolveram a participação de cerca de 200 alunos. “Percebo que os estudantes e professores ainda enxergam a inovação tecnológica como uma coisa distante, quando, na verdade, é algo que se encontra no cotidiano. As palestras ajudaram a mostrar isso”, comentou o professor Gustavo Rabelo Botrel Miranda, líder do NIT.

No dia 16, os estudantes do Campus Muzambinho assistiram à palestra sobre o desenvolvimento de um trator agrícola artesanal. O tecnólogo em cafeicultura Marcos Antônio Pereira Dávila explicou como utilizar recursos próprios, existentes em sua fazenda, para desenvolver a máquina. Com o exemplo dado pelo palestrante, os alunos puderam ver como o empreendedorismo pode ser desenvolvido dentro da comunidade.

A segunda palestra, ministrada no dia 17 por Sônia Regina Federman, tratou do tema “Patente como Fonte de Inovação Tecnológica”. Na ocasião, Sônia pode colocar questões como o fato de o Brasil possuir uma capacidade de criação muito alta, mas ainda não saber como utilizá-la. Ela destacou que o país vem crescendo nessa área, principalmente com a Lei de Inovação, de 2004, e a expansão da rede federal de ensino técnico, a partir de 2008. Para Gustavo Botrel, os institutos federais saem na frente justamente por ter esse potencial de produção e extensão mais difundido, mas ainda é preciso criar mais condições de abordar o empreendedorismo dentro da inovação.

Além das duas palestras, no dia 18, o NIT promoveu em Pouso Alegre o curso sobre captação de recursos para projetos de P, D & I. Do Campus Muzambinho, sete alunos do curso de Engenharia Agronômica e o professor Gustavo Botrel participaram.

A Semana Global do Empreendedorismo é um movimento internacional que acontece todos os anos, durante o mês de novembro e envolve a participação de 104 países.