Simpósio na China
Qui, 28 de Abril de 2011 09:55

Docente do IFSULDEMINAS aprova trabalho em evento científico na China

Um trabalho científico elaborado por Wellington Roberto Gomes de Carvalho, doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Unicamp e professor do curso de Educação Física do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho, em conjunto com outros seis docentes será apresentado na China, no "Ninth International Symposium on In Vivo Body Composition Studies" (http://www.ibc2011.org/), que acontece entre 21 e 24 de maio de 2011, na cidade de Hangzhou.

O estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a precisão da análise de impedância bioelétrica (BIA) na avaliação da massa isenta de gordura em indivíduos com deficiência da enzima 21-hidroxilase (D21OH). De acordo com Wellington, de modo geral, os achados demostraram que as equações de BIA podem ser usadas como um método alternativo para avaliação da composição corporal em pacientes com D21OH. Ele destaca a importância do estudo, sobretudo a utilização da técnica na avaliação da composição corporal pela BIA como uma sugestão para a comunidade científica internacional. Os resultados podem ser utilizados como um método alternativo para estudos fora do ambiente hospitalar.

Além do professor Wellington, participaram da pesquisa os seguintes autores: Prof. Ms. Ezequiel M. Gonçalves (FCM/UNICAMP), Profa. Dra. Analiza M. Silva (Faculty of Human Movement - Technical University of Lisbon, Portugal), Profa. Dra. Sofia H. V. Lemos-Marini (FCM/UNICAMP), Profa. Dra. Carolina T. M. dos Santos (FCM/UNICAMP), Prof. Dr. Edson S. Farias (FCM/UNICAMP) e Prof. Dr.Gil Guerra-Júnior (FCM/UNICAMP). O estudo é intitulado “Is Bioelectrical Impedance Analysis Accurate to Estimate Fat-Free Mass in Children and Adolescents with 21-Hydroxilase Deficiency”? e também será publicado no International Journal of Obesity.