Dia da Deficiência
Sex, 06 de Dezembro de 2013 08:38

Campus comemora com os alunos discutindo o tema com palestras e depoimentos de quem vive essa realidade.

foto 21Para comemorar o Dia Internacional da Deficiência, dia 3 de Dezembro, o Câmpus Muzambinho trouxe, no dia 2 de Dezembro, a partir das 19 horas, a palestra “Deficiência sem limites”, que conta com o lema: É hora de quebrar barreiras e abrir portas para construir uma sociedade inclusiva para todos.

Estiveram envolvidos membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE, alunos do 4º período noturno de Educação Física, da Licenciatura em Educação Profissional e tecnológica, do Técnico em Segurança do Trabalho, além de professores do Instituto, Diretora e professores da Rede Estadual e comunidade.

O NAPNE trabalha no objetivo de conscientizar a sociedade para a realidade das pessoas com deficiência. Aproveitando a data de conscientização mundial, definiu-se realizar a palestra pois a Instituição tem como responsabilidade formar profissionais capazes de compreender a inclusão e trabalhar por ela.

A programação contou com as palestras da Professora Mestre Juliana Gisele da Silva (Psicóloga) e Ana Rita Souza (Neuropsicóloga), também com os depoimentos de Joyce Guerra, Rafael Marcos Ferreira, Daniel da Silva e Ducelene do Prado.

Mais de 1 bilhão de pessoas ou 15% da população mundial vivem com deficiência, o maior grupo do mundo em situação de maior desvantagem, a maioria deles está em países em desenvolvimento. Por todo o mundo, pessoas com deficiência enfrentam barreiras físicas, sociais, econômicas e atitudinais que as excluem da participação plena e efetiva como membros iguais da sociedade.

Elas estão representadas desproporcionalmente entre as mais pobres do mundo e carecem de acesso igual aos recursos básicos, tais como educação, emprego, cuidados de saúde e sistemas de proteção social e legal, assim como apresentam o índice mais alto de mortalidade. A despeito desta situação, a deficiência permaneceu bastante invisível na agenda de desenvolvimento geral e em seus processos.

Assim, os alunos e professores tiveram a oportunidade de saber como lidar e ajudar quem tem qualquer tipo de deficiência, conjuntamente aprender com pessoas que são exemplos que nada é impossível e todas as barreiras podem ser vencidas.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.