PROEFE
Sex, 14 de Junho de 2013 14:48

Alunos bolsistas do PIBID apresentam seus trabalhos em evento Pró Educação Física Escolar na UFMG

Entre os dias 08 e 10 de maio os alunos do curso superior de Educação Física do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho participaram do VI PROEFE – Pró Educação Física Escolar.

O renomado encontro de professores de Educação Física Escolar foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e contou com a participação dos principais intelectuais da área escolar, dentre eles Valter Bracht e Jocimar Daólio, um dos autores da proposta curricular de Educação Física no Estado de São Paulo.

O grupo de Muzambinho contou com a participação de dez alunos, dois professores da rede estadual mineira e dois professores do IFSULDEMINAS que, além de participar das palestras e mesas de debate com diversos intelectuais da área, puderam apresentar seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos nas escolas.

Dentre os trabalhos apresentados, destacam-se os que propõem modalidades esportivas que raramente são trabalhadas na escola, como por exemplo, o rúgbi, o freesbe, as lutas (ou jogos de oposição), as atividades de raquete (dentre elas tênis, frescobol, badminton e tênis de mesa), a capoeira e as atividades circenses.

Os alunos do Câmpus Muzambinho que participaram do PROEFE são todos bolsistas do programa PIBID - Programa de Incentivo de Bolsas de Iniciação a Docência.

O programa contempla alunos e professores, que recebem estagiários, com bolsas remuneratórias da rede pública e tem como finalidade estimular os alunos dos cursos de licenciatura a terem um contato maior com o ambiente estudantil e com as especificidades da carreira docente, além do estágio obrigatório.

Segundo o professor Mateus Camargo Pereira, um dos coordenadores do PIBID – IFSULDEMINAS - esse programa faz parte de um conjunto de políticas públicas do governo federal que incentivam e valorizam a carreira docente. "Hoje a carreira docente enfrenta um processo de desvalorização e o Governo Federal tem implementado diversas ações para capacitar e estimular novos docentes. O PIBID é um excelente incentivo e temos notado que os alunos participantes do programa saem com uma formação diferenciada em relação aos demais".

Para o professor Rafael Kocian, também coordenador do PIBID, a formulação dessas propostas proporcionou novas vivências aos alunos de graduação e aos alunos das escolas parceiras onde os trabalhos foram desenvolvidos. "Ampliar o universo de possibilidades aos nossos alunos e as crianças da escola é extremamente necessário para fugirmos do tradicional rola-bola que ocorre em diversas escolas, ou então, escapar das repetições das quatro modalidades coletivas tradicionais: futebol, basquete, vôlei e handebol. A criança não pode ser privada de conhecer conteúdos ricos como o circo, capoeira ou atividades de raquete", afirmou.

Mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos pelo PIBID Educação Física de Muzambinho podem ser obtidas através da página do grupo: http://pibidedfisicamuz.wix.com/ed-fisica-ifsulminas

Comunicação IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

PROEFE

Alunos do PIBID com os professores Mateus Camargo e Rafael Kocian