Seminário Internacional
Sex, 14 de Dezembro de 2012 08:00

Os alunos do 2º período do Curso de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado, acompanhados pela professora Januária Andréa, estiveram presentes no Seminário Internacional sobre Atividade Física, Crescimento, Desenvolvimento e Saúde, organizado pelo Departamento de Biodinâmica do Movimento do Corpo Humano e pelo Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano, da Escola de Educação Física e Esporte – USP, como finalidade o aprimoramento para uma qualificação diferenciada.

A participação dos alunos foi nas mesas redondas com os temas:

- Crescimento e Desenvolvimento Humano: Cartas centílicas de crescimento e desenvolvimento motor, com a professora Dr.ª Simonete Pereira da Silva que descreveu a elaboração das cartas de crescimento da região do Cariri/CE;

- Desenvolvimento motor e controle postural, com o professor Dr. José Ângelo Barela (Unesp). Com foco na relação entre os fatores do tema, José Barela esclareceu que o desenvolvimento de habilidades é influenciado por muitos fatores, entre eles a oportunidade de vivências, postura corporal, prática adequada e feedback;

- Intervenções de atividade física futebol e saúde em crianças e adolescentes com o professor Dr. André Seabra de Portugal. Além de ser um esporte mundial, amplamente divulgado, prazeroso e com custo baixo, o futebol pode se tornar a solução para a obesidade infantil. O jogo, quando oportunizado para todos, como prática prazerosa, facilitará a permanência da criança na atividade, e isso poderá ser a solução para que a criança deixe de ser sedentária.

- Programas de atividade física. O professsor Dr. Markus Vinicius Nahas defendeu que a Educação Física Escolar é a solução para diminuir o sedentarismo de crianças e adolescentes. “Se conscientizarmos este público sobre a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida, teremos no futuro adultos mais ativos”.

Na oportunidade os alunos conheceram os laboratórios e as instalações pedagógicas da Escola de Educação Física e Esporte.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Januária Andréa

Veja a galeria de fotos: