Centro de Memória
Qua, 05 de Dezembro de 2012 12:49

Alunos participam de evento no Cemef - UFMG

12Membros do grupo de estudos do Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho (Cemefel) participaram do VII Seminário do Centro de Memória da Educação Física: Homo Gymnasticus na história: Ciência, Educação, Arte e do I Encontro de Centros de Memória da Educação Física do Brasil nos dias 12, 13 e 14 de Novembro de 2012, promovido pelo Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Na segunda-feira pela manhã, logo após abertura do evento, aconteceram a primeira conferência sobre a invenção do Homo Gymnasticus com Dr Plabo Scharagrodsky (Universidad Nac de La Plata, Argentina) e a Mesa temática I “Homo Gymnasticus: Educação” com a Dra. Lúcia Monteczuma (México) e a Dra Cynthia Greive (UFMG). Na terça-feira, participaram do 1° Encontro de Centros de Memória de Educação Física, Esporte e Lazer do Brasil onde apresentaram o Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho. No mesmo dia, à tarde, o professor Mateus Camargo Pereira e os alunos Lena Pacheco dos Santos e Jair Matias apresentaram na sessão de comunicações orais o artigo “NOTAS INICIAIS SOBRE A FUNDAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE MUZAMBINHO - ESEFM (1969 -1974)”. No mesmo período aconteceu a Mesa Temática II “Homo Gymnasticus: Ciência” com a Dra. Meily Assbú Linhales (UFMG), a Dra. Ana Carolina V. Gomes (UFMG) e Dr. André Luiz dos Santos Silva (FEEVALE). No último dia, participaram de mais um Encontro de Centros de Memória de Educação Física, Esporte e Lazer do Brasil e da última Mesa Temática do Evento: “Homo Gymnasticus: Arte” com o Dr. Vinicius Terra (UNIFESP) e o Dr. Marcus Carvalho (UFF). O evento possibilitou aos alunos conhecer o funcionamento dos Centros de Memória de outros estados e adquirir conhecimento sobre a história da Educação Física no Brasil.