Capacitação na Argentina
Qui, 08 de Novembro de 2012 11:10

Comitiva do Câmpus Muzambinho participa de campeonato sul-americano de canoagem

Professores e alunos do IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho viajaram à Argentina, entre 24 e 28 de outubro, para participar de mais uma etapa do Curso de Formação de Treinadores de Canoagem Velocidade Nível I – Canoas e Caiaques. Eles estiveram em Tigre (cidade localizada a cerca de 30 quilômetros de Buenos Aires) para exercerem atividades como assistentes técnicos da Seleção Brasileira de Canoagem, no Campeonato Sul-americano de Canoagem Velocidade, Canoagem Maratona e Paracanoagem 2012.

Formavam o grupo do Câmpus Muzambinho o professor Thales Teixeira Bianchi, os professores voluntários Pedro Carvalho e Denise Miranda, além dos alunos do 5º período de Licenciatura em Educação Física, Caíque Torres, Daiane Costa, Diana Miranda e Gustavo Dias. “É um evento internacional, onde tivemos contato com toda a infraestrutura de um campeonato e analisamos a parte estratégica de cada atleta. Pudemos produzir vídeos, identificar em que ponto o atleta estava utilizando determinada capacidade e dar dicas para o técnico”, relatou Thales Bianchi.

O grupo que se capacitou na Argentina, formado também por profissionais e estudantes de outras instituições, foi liderado pelo coordenador do Departamento de Ciências do Esporte da Confederação Brasileira de Canoagem, Heros Ferreira. Eles acompanharam a delegação brasileira, que levou cerca de 80 atletas para a competição. O Brasil conquistou 19 medalhas de ouro, ficando em segundo na classificação geral, atrás da Argentina.

Além da técnica esportiva, a comitiva de Muzambinho pôde conhecer toda a parte de organização do evento, experiência que será fundamental para que o IFSULDEMINAS organize, nos dias 24 e 25 de novembro de 2012, o 1º Festival Brasileiro de Canoagem-Juventude. Para tornar a viagem possível, os alunos tiveram o apoio do Câmpus Muzambinho, da Pró-reitoria de Ensino e da Cooperativa-Escola.

A finalização do Curso de Formação de Treinadores de Canoagem Velocidade Nível I – Canoas e Caiaques está prevista para o dia 24 de novembro, quando será realizada a cerimônia de conclusão, em Muzambinho. A realização da capacitação foi possível graças ao apoio da Solidariedade Olímpica, órgão ligado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Texto: Joarle Magalhães