Núcleo de Canoagem
Seg, 16 de Julho de 2012 13:27

IFSULDEMINAS recebe coordenador técnico da seleção brasileira de canoagem

canoagem01O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho recebeu, nos dias 28 e 29 de junho, o coordenador técnico da seleção brasileira de canoagem, Heros Ferreira. Ele veio de Curitiba (PR) especialmente para conhecer as instalações do IF e avaliar a estrutura que está sendo montada para fazer da instituição um polo de ensino da canoagem. Durante a visita, Heros passou pelo Centro de Ciência Aplicada à Educação e Saúde (CeCAES), pelo Parque Municipal, onde existe um lago a ser utilizado no projeto, e pela área do campus escolhida para receber o Núcleo de Canoagem.

Em reunião com o diretor geral, Luiz Carlos Machado Rodrigues, Heros avaliou como “excelente” a estrutura apresentada, uma vez que o curso de Educação Física possui academia de ginástica, piscina e laboratórios que darão suporte técnico para que o projeto seja desenvolvido conforme a expectativa do Ministério do Esporte.

A implantação do Núcleo de Canoagem está sob a responsabilidade do professor Thales Teixeira Bianchi e do aluno do 8º período do Bacharelado em Educação Física, Pedro de Sousa Carvalho. Conforme o docente, a direção do Campus Muzambinho está dando todo o apoio para que o núcleo seja implantado. Alguns equipamentos, como caiaques, remos e coletes salva-vidas, já foram adquiridos. A previsão é de iniciar, em agosto, aulas de canoagem para comunidade da região.

O projeto ainda está em desenvolvimento e será, em breve, apresentado ao Ministério do Esporte, que dará o aporte financeiro para a implantação do polo de ensino. A iniciativa recebe o apoio da Confederação Brasileira de Canoagem.

Durante a estada em Muzambinho, Heros Ferreira também ministrou palestra no CeCAES para cerca de 40 estudantes do 6º e 8º períodos da Educação Física. No encontro, o coordenador técnico falou sobre a detecção de talentos esportivos.

Texto: Joarle Magalhães/ Comunicação IFSULDEMINAS