Palestra no CeCAES
Qui, 16 de Fevereiro de 2012 09:45

Aula inaugural tematiza História da Educação Física em Minas Gerais

01Os estudantes e docentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física participaram, no dia 13 de fevereiro, de palestra com a professora doutora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Meily Assbú Linhales, que é coordenadora do Centro de Memória da Educação Física da instituição. O encontro ocorreu no ginásio do CeCAES.

Durante cerca de três horas, Meily apresentou referências e fontes sobre a história da Educação Física em Minas Gerais, debatendo a importância de compreender o processo de constituição da área no estado. A palestra correspondeu à aula inaugural dos cursos de Educação Física, mantendo a tradição de trazer acadêmicos renomados nos momentos de entrada de novos estudantes. Em 2010, o ministrante da aula inaugural foi o professor Lino Castellani Filho, recém aposentado da Unicamp e atualmente na UnB.

A palestra foi uma iniciativa do Colegiado do curso de Educação Física e do Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho (Cemefel), o primeiro em funcionamento em Institutos Federais.

Oficina sobre organização de fontes históricas

No último dia 14, terça-feira, a professora Meily Assbú Linhales ministrou também oficina de organização de arquivos históricos, promovida pelo Centro de Memória da Educação Física, Esporte e Lazer. A oficina reuniu cerca de 25 pessoas, entre docentes, estudantes e técnicos, e buscou instrumentalizar os participantes para o procedimento adequado no tratamento e organização de acervos históricos.

Atualmente, docentes e estudantes membros do Cemefel estão organizando o acervo da antiga Escola Superior de Educação Física de Muzambinho (ESEFM). Em breve, o Centro realizará atividades de extensão, comemorando os 41 anos da Educação Física em Muzambinho.