Viagem Técnica
Sex, 30 de Maio de 2014 08:04

Alunos da Especialização Técnica em Urgência e Emergência visitam Sala de Urgência em Ribeirão Preto (SP)

Alunos da Especialização Técnica em Urgência e Emergência estiveram nesta quarta-feira, dia 28 de maio, na sala de Urgência da Unidade de Urgência (UE) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Acompanhados pelas docentes do curso professora Flávia Helena Pereira e Margaret Mendes Ferreira Marques, os estudantes visitaram a sala de trauma, sala de estabilização clínica (que recebe urgências e emergências clínicas) e os boxes (leitos dispostos lado a lado, separados por divisórias), onde os pacientes são atendidos.

“A dinâmica e complexidade de um serviço de urgência e emergência hospitalar exigem constante atualização e treinamento dos profissionais, sendo este tipo de serviço considerado palco crítico da intervenção dos profissionais de saúde, por possuir características próprias”, comenta a professora Flávia Helena Pereira.

A visita técnica tem como objetivo dar oportunidade aos alunos de conhecerem um serviço de referência em emergências no estado de São Paulo, promovendo o desenvolvimento de competências, tão necessárias à melhoria da prática clínica dos profissionais de saúde. Além disso, abordar a importância da atuação da enfermagem nas urgências e emergências hospitalares, mostrando a complexidade da estrutura física, a disponibilidade de insumos, o aporte tecnológico e os recursos humanos especializados para intervirem nas situações de urgência e emergência.

Texto: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho