Viagem Técnica
Qui, 15 de Maio de 2014 14:04

Alunos dos cursos técnico em Enfermagem e Especialização Técnica em Urgência e Emergência visitam unidades de saúde em Ribeirão Preto

Alunos do cursos técnico em Enfermagem e Especialização Técnica em Urgência e Emergência estiveram na última sexta-feira, dia 09 de maio, no Centro de Terapia Intensiva, na Unidade Coronariana e na Unidade Semi-intensiva da Unidade de Urgência (UE) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Os alunos foram acompanhados pelas docentes do curso professora Flávia Helena Pereira e Margaret Mendes Ferreira Marques. Na ocasião, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar as unidades e conhecer a realidade de um hospital de alta complexidade.

“É fundamental que os alunos possam ter este contato com o ambiente e com os profissionais da Terapia Intensiva, para que possam sentir de perto a responsabilidade que irão enfrentar depois de formados”, comenta a professora Flávia Helena Pereira.

Nos espaços visitados, os serviços contam com atendimento às Urgências não traumáticas de pacientes menos graves, atendimento de Ginecologia, atendimento de Ortopedia e Urgências Pediátricas, leitos internação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulta e Pediátrica, Unidade de Queimados, Semi-Intensivos, Isolamento, Clínica Cirúrgica e Médica, Neurologia, Neurocirurgia, Ginecologia, Pediatria, Moléstias Infecciosas Infantil, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Ortopedia e Psiquiatria.

A visita técnica tem como objetivo dar oportunidade aos alunos informações discutidas em sala de aula em ambientes/situações de aplicabilidade, contemplando as disciplinas de Assistência ao Paciente Grave e Assistência nas Emergências Clínicas. Além disso, os estudantes podem observar todos os equipamentos utilizados e conhecer as complexidade dos pacientes leito a leito, sob a supervisão do enfermeiro do setor e das professoras.

Confira as fotos: