Projeto Rondon
Qua, 22 de Janeiro de 2014 08:00

Alunos de três cursos do Câmpus Muzambinho marcam presença no Projeto Rondon “Operação Velho Monge”.

O IFSULDEMINAS- Campus de Muzambinho encontra-se presente no Projeto Rondon “Operação Velho Monge”, que está sendo realizado no Estado do Maranhão. Os alunos dos Cursos de Biologia, Agronomia e Ciências da Computação, coordenados pelos professores Fabrício dos Santos Ritá e Claudiomir da Silva Santos, desempenham ações educativas nas aréas de saúde, segurança e meio ambiente.

Foram realizadas atividades de aferição de pressão, capacitações de vigilância em saúde, combate a endemias, agentes comunitários de saúde, saúde ocupacional, higienistas de saúde, agentes ambientais, ecodesigner, hortas suspensas, dentre outros. O objetivo deste projeto consiste na troca de experiência entre os alunos e a comunidade com vista à promover a aplicação dos conhecimentos dos acadêmicos na prática.

“A saúde é um processo contínuo que envolve educação, capacitação, informação e valorização da população como elemento para sua eficiência. A integração da comunidade e dos acadêmicos propicia benefícios recíprocos ao que se refere a formação humana e profissional de todos os seus participantes", ressalta o professor Fabrício.

Segundo a aluna Paola Pizza “O Projeto Rondon possibilita a oportunidade de crescimento profissional e humano, permitindo que o acadêmico possa participar ativamente da vida da comunidade”.

“Embora tenhamos condições e aptidões para promover o aprendizado da população em geral, temos a certeza que o aprendizado agregado é muito maior que o trago na bagagem, sendo impossível sua mensuração ou definição", afirma o professor Claudiomir Silva.

A operação está sendo realizada entre os dias 19/01 e 02/02, tendo os aluno e professores a previsão de retorno em 03/02.