Dia de Campo
Qui, 19 de Setembro de 2013 10:01

Disciplina de Fruticultura promove dia de campo para alunos, técnicos, professores e agricultores da região

28Ocorreu, no dia 14 de setembro, dia de campo dos cursos Técnico em agropecuária e Alimentos, Engenharia Agronômica, Tecnólogo em Cafeicultura e Biologia, através da disciplina de Fritucultura sob responsabilidade do professor Paulo Sérgio de Souza.

O dia de campo foi organizado pelo professor juntamente com o grupo de pesquisa em Fruticultura, com o Técnico responsável pelo setor, Gentil Luiz Miguel Filho, com os colaboradores, Donizete e Cláudio, com os professores, Evane Silva e Bianca Sarzi de Souza e com apoio da cooperativa dos alunos, da Emater, do setor de comunicação, do refeitório e do CIEC.

Os alunos puderam conferir como funcionam seis estações de demonstração através de seus respectivos responsáveis, como: manejo da bananeira (técnico Gentil Luiz Miguel Filho), poda e propagação do figo (graduandos Danilo Elias de Lima Silva e Daniel Caetano Bastos), sistemas de condução da uva (professor Paulo e Graduando Rafael Bibiano Ferreira), implantação do Maracujá (graduando Estevan Teodoro Santana Penha) e implantação da Banana Passa (graduandos Madelene Gonçalves Souza e Amanda Tristão Santini).

46O dia teve como objetivo despertar o interesse pela fruticultura na região e, segundo o professor Paulo Sérgio de Souza, “o grupo de Pesquisa em fruticultura tem desenvolvido vários experimentos no Setor de Fruticultura com intuito de gerar conhecimentos científicos através da pesquisa e proporcionar treinamento de outros públicos interessados na atividade. Esse foi o primeiro evento realizado e temos como meta realizar de dois a três por ano e com isso estreitar o conhecimento do ensino, pesquisa e extensão ao dia a dia do fruticultor”.

Visando atender a todos os diferentes públicos presentes no dia de campo, aos agricultores foi demonstrado o potencial da produção frutífera, além de tecnologias voltadas para aprimorar o cultivo, desde a produção até a comercialização do produto. E para os alunos foi evidenciada a importância de aliar as aulas teóricas com a prática e da difusão do conhecimento adquirido aos produtores da região. O evento ainda contou com um almoço de integração entre os participantes.

TEXTO: IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: