20ª HORTITEC
Sex, 28 de Junho de 2013 14:09

Alunos dos cursos de Fotografia e Edição de Imagens participam de visita técnica a 20ª HORTITEC

02Estudantes dos cursos de Fotografia e Edição de Imagens estiveram, pela primeira vez, na HORTITEC – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, na cidade da Holambra – SP.

A exposição “surgiu do ideal de um grupo de empresários, que sentia a necessidade de ter no Brasil um evento nos moldes das principais exposições no exterior, onde os participantes pudessem ter contato com empresas expositoras, conhecendo as necessidades do setor e realizando negócios”. Segundo informações do hotsite do evento.

A viagem técnica à exposição teve como responsável a professora Valeria Vilela e teve como objetivo proporcionar aos 46 alunos participantes uma forma de explorar as cores e as possibilidades artísticas da exposição e a oportunidade prática de vivenciarem a cobertura de um evento.

Organizada pela coordenação do PRONATEC do IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho a viagem terminou com uma apresentação, em sala de aula, de um relatório fotográfico para os colegas de curso que não puderam participar da viagem.

Segundo Terezinha Campanelli, “Como não conhecia a feira e nem a cidade pude perceber que fotografar é um exercício do olhar”. Já para o estudante de Guaranésia, Giovani Gonçalves, a experiência foi intensa, pois pode perceber como é realizar uma exposição fotográfica e como o registro fotográfico é importante para as gerações futuras.

13A estudante de Monte Belo, Maria Ivente, também declarou que ficou encantada com os arranjos de flores e os preços dos produtos comercializados nas lojas. Segundo ela, foi uma oportunidade de fazer fotos de plantas, hortaliças e flores que nem sempre estão tão bonitas como nos estandes da feira.

Estudante de agronomia, Gustavo Paes, que também é aluno do curso de edição de vídeo, aproveitou a viagem para conhecer os estandes de equipamentos voltados para o plantio. Segundo ele, em sala de aula foram feitos alguns vídeos sobre máquinas agrícolas e durante a viagem foi possível conhecer como o setor esta investindo em tecnologia.

Para Marlene Souza e Paulo Tavares, a visita ao Museu Histórico de Holambra foi o ponto mais interesante da viagem pois foi onde puderam ouvir o responsável pelo museu e  filho dos primeiros moradores da fazenda que deu origem a cidade.

"Eu não sabia que antes de ser famosa pela produção de flores, Holambra começou produzindo café", resalta Marlene. Já Paulo que também participou do curso de tecnico em meio ambiente do Câmpus Muzambinho, disse que aproveitou “a feira para conhecer mais sobre a produção das ecobags”.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho.

Confira as fotos: