Viagem Técnica
Qua, 20 de Março de 2013 16:24

Organizada pelo professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior, ocorreu nesse último sábado, 16 de março, uma viagem técnica a Usina Euclides da Cunha – AES Tiete promovida para os alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho.

Na visita a São José do Rio Pardo - SP, local onde se localiza a usina, os 32 alunos dos 1º, 2º e 3º módulos do curso, puderam ver de perto quais são os procedimentos e condutas de segurança, adotados por Usinas Hidrelétricas; assistir a uma palestra sobre políticas de segurança no trabalho nacionais e internacionais; adentrar as dependências de onde funciona a geração de energia elétrica; verificar toda a montagem das estruturas voltadas ao atendimento das normas regulamentadoras; e ainda observar como a Usina trata questões como a saúde, segurança e meio ambiente.

Na viagem, tudo foi demonstrado aos alunos de forma que pudessem interligar os conhecimentos teóricos obtidos em sala de aula à prática no dia a dia de trabalho. Dessa forma, ainda houve explicações sobre como são geridas situações de emergência na usina como, por exemplo, a ocorrência de incêndios e a necessidade de evacuação do local. E também foi destacada a importância de ações pró ativas na busca da segurança e da qualidade total de integração entre a Gestão da Saúde e Segurança do trabalho, aliadas a questões ambientais.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho com informações do professor Geraldo Gomes de Oliveira Júnior.

Confira as fotos: