Atividade da Enfermagem
Qua, 09 de Janeiro de 2013 10:06

Estudantes visitam Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto

Nos dias 18 e 19 de dezembro, 44 alunos do 2º e 3º módulos do curso Técnico em Enfermagem e também da Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho estiveram em Ribeirão Preto (SP) para uma visita técnica à Unidade de Urgência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Os estudantes passaram dois dias dentro do serviço, sendo acompanhados por enfermeiros atuantes nas áreas de Clínica Médica, Neurologia, Unidade Coronariana e Central de Material e Esterilização.

Além do treinamento, os alunos assistiram a uma palestra atualizada sobre úlceras por pressão, proferida pela enfermeira e estomaterapeuta Jucélia Alves da Silva. Puderam ainda entrar nas unidades acima referidas para visualizarem tecnologias novas, pacientes com patologias diversas, trabalho da equipe de enfermagem e métodos de esterilização dos materiais.

“A visita foi extremamente enriquecedora, tratando-se de um serviço de nível de atenção terciária, permitindo aos alunos conhecer um hospital de referência nacional, fazendo-os assimilar conhecimentos de diversas áreas, contextualizados dentro da funcionalidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou a docente responsável pela visita técnica, professora Flávia Helena Pereira.

Na Unifenas

Também no mês de dezembro, no dia 13, 36 estudantes do Técnico em Enfermagem e da Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho foram a Alfenas conhecer o Centro Anatômico da Universidade José do Rosário Velano (Unifenas). A visita aconteceu no período noturno. O grupo foi recebido pelo docente Marcelo Tavares. Os futuros técnicos em enfermagem receberam informações sobre a legislação brasileira referente a estudos em cadáveres, incluindo a parte ética, e também puderem visualizar estruturas anatômicas e suas funções.

Para a professora Flávia Pereira, também responsável por essa viagem técnica, “é importante que os alunos do curso técnico tenham a oportunidade de conhecer centros universitários, estimulando-os a seguir carreiras de curso superior”.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Flávia Helena Pereira

Visita Ribeirão Preto:

Visita Alfenas: