Agricultura Familiar
Sex, 07 de Dezembro de 2012 10:27

Fazenda de Alpinópolis recebe visita técnica dos alunos do Pronatec

Com o objetivo de buscar um enfoque prático da atividade cafeeira na região, os alunos do curso de Agricultor Familiar, oferecido pelo IFSULDEMINAS – Câmpus Muzambinho, por meio do Pronatec, realizaram viagem técnica ao município de Alpinópolis, no dia 1º de dezembro. A atividade integrou a disciplina Cafeicultura, ministrada pelo professor Cristiano de Andrade Gomes.

Eles viajaram à Fazenda Três Meninos, onde foram recebidos pelo proprietário José Geraldo da Silveira. O produtor apresentou os detalhes do sistema produtivo, mostrando sua estrutura em benfeitorias, maquinários e lavouras. De acordo com Cristiano, trata-se de uma propriedade enxuta com boa estratégia competitiva, integrada ao meio ambiente e preocupada em obedecer às legislações em vigor.

A propriedade está inserida no Projeto Educampo do Sebrae/MG, realizado em parceria com a Cooxupé. No local, é utilizado um sistema de gestão que busca considerar os processos em termos de valor agregado, obtenção de desempenho e eficácia de processo, além da melhoria contínua de processos baseadas em medições objetivas. Na fazenda, são realizados estudos de plano para a implantação de quaisquer inovações, assim nenhuma hipótese é descartada.

“A visita pôde auxiliar no sentido de ampliar a visão dos alunos do curso no que se relaciona ao posicionamento do cafeicultor frente aos diferentes momentos vividos pela cafeicultura, até mesmo nas dificuldades e crises”, afirmou o professor.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações do professor Cristiano Gomes