Parque Nova Baden
Qua, 14 de Novembro de 2012 09:11

Alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do Pronatec realizam visita técnica

No último dia 10, alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, oferecido na modalidade Pronatec pelo IFSULDEMINAS - Câmpus Muzambinho, realizaram visita técnica ao Parque Estadual de Nova Baden, localizado no município de Lambari, na região conhecida como Circuito das Águas, em Minas Gerais. A unidade de conservação abriga exemplares da fauna e flora da Mata Atlântica e é mantida pela Epamig, sendo o Instituto Estadual de Florestas (IEF) o órgão responsável.

A atividade foi promovida sob a supervisão da professora Paula Cristina Carvalho Lima. Na sede do parque, o grupo foi recebido pela equipe local. Durante a visita, foi realizado o Plano de Trabalho proposto pela gerente do parque, Evânia Santana, e pelo responsável geral, Érico Honor, além de outros representantes, que auxiliaram nas atividades.

Além disso, foram apresentadas palestras sobre aspectos ambientais e de gestão do local. Os alunos fariam ainda o percurso de trilhas interpretativas para reconhecimento da área física do parque, mas o mau tempo impossibilitou a realização da caminhada. Conforme a professora Paula Lima, diante do imprevisto, foi proposta uma atividade acadêmica que contou com a participação conjunta dos alunos e demais funcionários e pesquisadores do parque, que resultou em uma maquete representativa do Parque Estadual de Nova Baden. O trabalho ficará em exposição na sede.

Segundo a professora, a visita técnica foi realizada com o objetivo de enriquecer os conteúdos das disciplinas ministradas. “Além de complementar os conhecimentos dos alunos diante das disciplinas, de uma maneira participativa, as atividades buscaram aumentar o índice de percepção ambiental acerca dos problemas enfrentados atualmente e demonstrar a importância de se manter reservas de conservação de recursos ambientais para futuras gerações”, explicou.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Paula Lima.