Fazenda Sertãozinho
Qua, 17 de Outubro de 2012 15:43

Alunos do Técnico em Segurança do Trabalho visitam Fazenda Sertãozinho

Alunos do 1º, 2º e 3º módulos do curso Técnico de Segurança do Trabalho realizaram neste mês visita técnica à Fazenda Sertãozinho, em Botelhos. O grupo de estudantes foi acompanhado dos professores Jorge Tadeu de Carvalho e Jader Fernandes Filho. A propriedade pertence ao senhor Roberto Marinho Filho, um dos diretores das Organizações Globo. No local, são desenvolvidas atividades voltadas para a suinocultura, gado de corte em regime de confinamento, criação de cavalos da raça lusitanos e lavouras de café.

Os alunos viajaram com o objetivo de aprimorar técnicas para uma qualificação diferenciada no mercado de trabalho. Pela quantidade de atividades desenvolvidas, a Fazenda Sertãozinho gera centenas de empregos diretos e indiretos, sendo a preocupação com a segurança do trabalho e o bem-estar de seus colaboradores uma realidade na propriedade.

Durante a visita, os alunos foram acompanhados pelo Técnico em Segurança do Trabalho Retielle Siqueira, ex-aluno do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, e pelo veterinário João Paulo. De acordo com os professores, o que mais chamou a atenção dos alunos foram os cuidados tomados com a segurança do trabalho, já que as atividades desenvolvidas na propriedade a classificam com o grau de risco 3 (o segundo maior na classificação do Ministério do Trabalho em termos de risco de acidentes).

Durante a visita, foi possível verificar os procedimentos adotados para a prevenção de acidentes e melhoria na qualidade de vida dos colaboradores. Outro ponto que chamou atenção foi o cuidado com o meio ambiente ao descartar resíduos e dejetos dos animais, sendo que quase 100% desse material é reaproveitável. “A viagem veio conciliar a teoria em sala de aula com a prática de segurança na área rural, mostrando aos alunos que a segurança do trabalho se faz presente em todas as atividades laborativas”, afirmou o professor Jorge Tadeu.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações do professor Jorge Tadeu de Carvalho