Fazenda Penalva
Seg, 09 de Julho de 2012 08:18

Turma de Meio Ambiente do polo Juiz de Fora realiza Visita Técnica na Fazenda Penalva

Os estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente, do polo EAD de Juiz de Fora, realizaram, em 7 de julho, visita técnica à Fazenda Penalva, na localidade de Valadares, zona rural de Juiz de Fora. A atividade foi promovida pela tutora presencial Kátia Rotmeister, acompanhada pelo coordenador do curso, professor Claudiomir Silva Santos. A bióloga, analista ambiental e mestranda Flávia Giovannini Carvalho, que realiza pesquisa com biodigestores na Embrapa, também participou.

Na fazenda, a turma pôde ter contato com diversas atividades como avicultura, silvicultura, suinocultura, bovinocultura, horta, haras, posto de gasolina, restaurante e fábrica de ração. Os alunos foram recebidos no local com um café da manhã, oferecido pelo proprietário Manoel Teixeira Lopes, que também disponibilizou ônibus para circular dentro da fazenda. Foram exibidos vídeos sobre as atividades do local e as tecnologias empregadas nas mesmas, além das medidas de mitigação aos impactos ambientais.

Os alunos puderam conhecer o funcionamento de bacias de decantação e saber detalhes sobre o processo do tratamento dos efluentes, desde a sua produção até o lançamento no rio. Viram ainda a composteira de natimortos, restos placentários da suinocultura e o processo e os cuidados ambientais que devem ser tomados para que a atividade não polua o meio ambiente.

A visita foi encerrada com um almoço que reuniu todos os envolvidos no restaurante da fazenda. A atividade foi considerada uma boa oportunidade para os alunos terem contato com tudo que aprenderam no curso.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS

No dia 7 de julho, a turma do curso Técnico em Meio Ambiente, oferecido no polo EAD de Juiz de Fora, realizou visita técnica na Fazenda Penalva em Valadares área rural de Juiz de Fora. A atividade foi promovida pela tutora presencial Kátia Rotmeister e foi acompanhada pelo coordenador do curso Claudiomir Silva Santos. Esteve presente também; a bióloga, analista ambiental e mestranda Flávia Giovannini Carvalho que realiza pesquisa com biodigestores na EMBRAPA. Os alunos visitaram a fazenda que possui diversas atividades como: avicultura, silvicultura, suinocultura, bovinocultura, horta, haras, posto de gasolina, restaurante e fábrica de ração.

Antes da turma sair em visita pela propriedade em ônibus cedido pelo sr. Manoel Teixeira Lopes, o proprietário da fazenda, foi oferecido um café da manhã, e assistiram a diversos vídeos sobre as atividades do local e as tecnologias empregadas nas mesmas, e as medidas de mitigação aos impactos ambientais.

Durante toda a visita os alunos puderam ainda contar com a presença do proprietário da fazenda, e mais três gerentes de diversos setores que durante a visita estiveram presentes falando das atividades rurais e os processos de adequação à legislação ambiental.

Os alunos viram in loco o funcionamento das bacias de decantação, onde foi-lhes explicado todo o processo do tratamento dos efluentes desde a sua produção até o lançamento no rio, viram também a composteira de natimortos, restos placentários da suinocultura e foi-lhes detalhado o processo e os cuidados ambientais que devem ser tomados para que atividade não polua o meio ambiente.

Os alunos tiveram oportunidade de ver na prática o que aprenderam durante todo o curso, puderam ainda fazer diversas perguntas aos profissionais presentes no local. Houve também momentos de muita descontração entre o grupo que apreciou a visita.

No final a turma almoçou reunida com a tutora, o coordenador do curso e o proprietário da fazenda no restaurante do estabelecimento, a confraternização entre os presentes encerrou a visita técnica que sem sombra de dúvida foi um sucesso e uma oportunidade única durante o curso dos alunos terem contato com tudo que aprenderam.