Em Mococa
Ter, 01 de Maio de 2012 12:01

Fazenda modelo é referência para projeto de alunos do polo Três Pontas

01Estudantes do curso Técnico em Meio Ambiente do polo EAD de Três Pontas realizaram, em 14 de abril, visita técnica à Fazenda Nobre, localizada na zona rural de Mococa (SP). O grupo de oito alunos é formado por orientandos da professora Daniela Cruvinel. Eles desenvolvem o projeto chamado “Sustentabilidade para a Zona Rural" no município de Três Pontas. A propriedade visitada é considerada uma fazenda modelo, pois trabalha com técnicas sustentáveis.

No local, são desenvolvidas técnicas de agricultura orgânica (café) e biodinâmica. Os alunos puderam conhecer todas as atividades desenvolvidas na fazenda. De acordo com a professora, a visita contribuiu para aprimorar o conhecimento dos estudantes e potencializar as atividades que eles desenvolvem na Fazenda Santa Isabel, em Três Pontas.

Agricultura orgânica é o sistema de produção que não usa fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. O manejo nesse processo valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade, ao meio ambiente, ao desenvolvimento econômico e à qualidade de vida humana.

Já a agricultura biodinâmica ajuda àqueles que lidam no campo a vencer a unilateralidade materialista na concepção da natureza, para que possam, cada um por si mesmo, achar uma relação espiritual/ética com o solo, com as plantas e os animais. O ponto central é o ser humano, que conclui a criação a partir de suas intenções espirituais baseadas numa verdadeira cognição da natureza. O sítio natural deve ser elevado a uma espécie de individualidade agrícola.

Texto: Comunicação - IFSULDEMINAS com informações da professora Daniela Cruvinel