Refinaria de petróleo
Ter, 01 de Maio de 2012 11:07

Estudantes fazem viagem técnica à unidade da Petrobras de Paulínia

paulinia_petrobrasCom o objetivo de mostrar o funcionamento de uma refinaria de petróleo, 37 estudantes do 2º e 3º módulos do curso Técnico em Segurança do Trabalho viajaram, no dia 24 de abril, para a Replan (refinaria da Petrobras), em Paulínia (SP). No local, o grupo pôde visualizar a aplicação prática das matérias e disciplinas estudadas, como a “NR-20 Líquidos e Combustíveis Inflamáveis” e “NR-13 Vasos de Pressão”. Durante a visita, foi exibido um vídeo institucional, informando as ações, metas e políticas voltadas para a gestão da segurança do trabalho aplicadas ao refino do petróleo.

Os alunos do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho também conheceram as dependências da Replan, onde foram apresentados os diversos setores da refinaria, as estruturas internas e construções. O grupo foi acompanhado pelos professores Geraldo Gomes de Oliveira Júnior e Januária Andreia Souza Rezende. Conforme a docente, “a viagem teve grande importância, pois os estudantes tiveram a oportunidade de observar em uma estrutura de refino de petróleo a complexidade de suas instalações e os procedimentos adotados, a fim de eliminar possíveis acidentes, além das principais ações a serem desenvolvidas em situações de emergência”.

Além disso, a visita foi uma oportunidade dos discentes compreenderem que a segurança do trabalho está intimamente ligada a sistemas de gestão integrados, tendo relação direta na busca da sustentabilidade, de ações ambientais e sociais. “Foi possível entender a complexidade que existe em um sistema de refino de petróleo e a importância da capacitação e treinamentos contínuos dos trabalhadores”, afirmou Andreia.

Texto: Comunicação - IFSULDEMINAS com informações da professora Januária Andreia