Em Cabo Verde
Seg, 23 de Abril de 2012 00:00

Estudantes do Técnico em Meio Ambiente fazem viagem técnica a pedreira e aterro controlado

Os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho estiveram, no dia 14 de abril, em Cabo Verde, para uma visita técnica à pedreira e ao aterro controlado do município, administrados pelo Departamento de Meio Ambiente, Agropecuária, Estradas Vicinais e Turismo Ecológico e Rural (Demate). A visita à pedreira teve como objetivo identificar tipos de solos diferenciados e conhecer a regularização ambiental, já que a área é utilizada para extração e descarte de materiais

Segundo Galdino, diretor do Demate, durante a visita, os alunos puderam observar e analisar o processo de armazenamento e destino final dos resíduos produzidos pela população de Cabo Verde, destacando a importância da destinação correta e apresentando os possíveis impactos ambientais. Na pedreira, é feita mineração a céu aberto de rochas e minerais, que são transformados em material de construção civil. “Conseguimos ver na prática como funcionam as atividades e processos de uma pedreira e os projetos para recomposição ambiental devido aos impactos causados pela mesma”, afirmou.

Também na viagem os estudantes puderam ver a realidade de sua atuação profissional em campo e estar cientes de todos os processos até chegar à fase final de Licença de Operação de um aterro controlado. Foram mostrados o processo de aterramento dos resíduos, o tipo de solo adequado e as questões ambientais consideradas na escolha do local destinado a um depósito de resíduos sólidos.

Os alunos puderam ver, na prática, como será realizado um estudo de impacto ambiental e a elaboração de um projeto de aterro controlado.

Texto: Comunicação IFSULDEMINAS com informações da professora Telma Sandra da Silva