Visitas PRONATEC
Ter, 26 de Janeiro de 2016 07:38

Visita às unidades remotas do Pronatec do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho no Estado de São Paulo

Durante o mês de janeiro, Dorival Alves Neto e Ana Mara Alves, respectivamente, Coordenador Adjunto e Supervisora Pedagógica do Pronatec das unidades de São Paulo, estarão realizando visitas às unidades remotas do Estado de São Paulo.

Nestas visitas, os profissionais do Campus Muzambinho terão a oportunidade de conhecer os alunos de cada unidade, bem como seus profissionais.

São as primeiras reuniões administrativas e pedagógicas que a equipe do Campus faz nestas unidades. Além da reunião com os profissionais, a equipe dará as boas vindas a todos os alunos, apresentando um vídeo institucional, de forma que todos possam conhecer um pouco da estrutura que compõe o Campus Muzambinho.

As primeiras unidades a receberem a equipe foram Sete Barras, Apiaí e Santo André. Agradecemos aos profissionais de cada município que acreditaram no programa e que não mediram esforços para que os cursos ofertados pelo Campus Muzambinho, chegassem àqueles que realmente necessitam.

Sete Barras

No dia treze de janeiro a equipe esteve no município de Sete Barras, cidade com aproximadamente treze mil habitanes, localizada no Vale do Ribeira, que tem a cultura da banana como sua atividade principal. Atualmente, o município é o maior produtor do estado de São Paulo. Na oportunidade, Dorival e Ana Mara visitaram uma cooperativa formada por agricultores da região que, além da banana, também produzem o palmito pupunha. Boa parte dos alunos do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, ofertado pelo Campus Muzambinho, fazem parte desta cooperativa.

Apiaí

Seguindo o roteiro de visitas, nossa equipe esteve, no dia 14 de janeiro, na cidade de Apiaí, localizada no Alto Vale do Ribeira, com uma altitude aproximada de 1100 metros e cerca de 25 mil habitantes. Apiaí é cortada pelo gasoduto Bolivia-Brasil de gás natural. O principal produto agrícola é o tomate, seguido por milho, arroz e feijão, tendo a fruticultura papel importante na economia da região, com produção expressiva de caqui e pêssego. Nesta unidade temos o curso de Assistente Administrativo, o qual visa capacitar os alunos para as empresas da região.

Santo André

Finalizando a primeira semana de visitas, nossa equipe esteve em Santo André, na grande São Paulo, região famosa pelas grandes indústrias automotivas e metalúrgicas. Com mais de 700 mil habitantes, Santo André se destaca pela qualidade de vida, estando entre as melhores cidades do país para se criar filhos e entre as oito mais desenvolvidas do estado. Nesta unidade temos os cursos de Organizador de Eventos e Recepcionista de Eventos, sendo estes frequentados, em sua maioria, por haitianos que viram neste município uma oportunidade de melhorarem suas vidas.

TEXTO: Dorival Alves Neto