Pronatec - Muzambinho
Qua, 13 de Janeiro de 2016 09:41

Estudantes do curso de Bovinocultor de Leite do PRONATEC participam de aula prática no Campus Muzambinho.

No último sábado, 09 de janeiro, os estudantes do curso de Bovinocultor de Leite participaram de uma aula prática nas dependências do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho. A capacitação é ofertada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) e promovida pela Unidade Remota de Muzambinho.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre composto orgânico, silagem concentrada com granulado (farelo do milho), diferenças entre lotes, abordagem, contenção (procedimentos necessários) e as técnicas adequadas de derrubada, controle e soltura do animal.

Na prática de contenção, houve também a participação de quatro estudantes dos alunos do curso Técnico em Agropecuária Subsequente: Carlos Eduardo Oliveira, Lucas de Oliveira Reis, Gustavo Furtado e Américo Antônio. Neste conteúdo da aula, os principais objetivos foram:

• Proteção do examinador, auxiliar e animal;
  • Técnicas para facilitar o exame físico;
  • Maneiras para evitar fugas e acidentes como fraturas;
  • Procedimentos diversos (medicação injetável, curativos, cateterização, exames radiográficos, coleta de sangue e outros).

O médico veterinário Rodrigo Cézar Felício foi responsável pela aula prática. De acordo com ele, é importante aliar as técnicas corretas à calma de quem está lidando com a situação na prática. Para isso, as manipulações físicas devem ser feitas sem movimentos bruscos ou violentos que possam alterar os parâmetros vitais e, com isso, gerar algum estresse nos animais. A técnica ensinada nesta aula para a derrubada do animal foi o método de Rueff.

"As técnicas que eu aprendi vão me auxiliar no meu cotidiano profissional, pois posso agora aplicá-las em minha propriedade. Nada melhor do que a prática para reforçar o que se aprende em sala de aula" relatou o aluno Alexandre Cardoso Alves que participou da aula.

Os estudantes ainda aprenderam sobre a relevância da socialização no trato dos animais. Uma abordagem inadequada pode, muitas vezes, ser fatal (tétano, dispneia acentuada por estenose de vias aéreas, insuficiência cardíaca grave) ou desencadear um comportamento não cooperativo por parte do animal, prejudicando o diagnóstico.

Texto e fotos: Cleciana Rangel
Revisão: Lucas Constantino