Aulas Inaugurais - SP
Qua, 23 de Dezembro de 2015 13:34

Unidades do Estado de São Paulo iniciam as atividades do PRONATEC com cerimônias de aulas inaugurais.

Durante o mês de dezembro, aconteceram diversas cerimônias de aulas inaugurais com os estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Essa iniciativa será realizada pelo IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho e acontecerá em 12 cidades paulistas.

São Paulo - Capital

A aula inaugural aconteceu no dia 11 de dezembro e reuniu cerca de 300 pessoas, dentre estudantes, professores, supervisores e representantes das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Educação e Trabalho. O evento foi realizado no CEU Inácio Monteiro. Além disso, a solenidade contou números de ballet e ginástica rítmica feitas por estudantes do CEU onde o evento aconteceu.

A cerimônia contou ainda com a participação do gestor do Centro de Formação Cultural cidade Tiradentes, Guilherme de Cerqueira Cesar, e com representantes das secretaria.

Na capital, serão ofertados os cursos de assistente administrativo, assistente de recursos humanos, auxiliar de biblioteca, cerimonialista, cuidador de idoso, mensageiro, porteiro e vigia, recepcionista e outros.

Confira fotos:

Barretos

Em Barretos, a aula inaugural foi realizada pela professora Sueli Próbio e contou com a presença da Secretária da Cultura Juçara Carbonaro Guerrero e do Chefe de Gabinete, João Batista Chicalé.

O evento aconteceu com uma breve introdução do que é um contador de história e com uma oficina sobre confecção de recursos para esse trabalho.

Confira fotos:

Arealva

No dia 11 de dezembro, aconteceu a aula inaugural com os estudantes do PRONATEC na cidade de Arealva. A cerimônia ocorreu no Centro Comunitário Adelino Mendonça. O evento contou com a presença da Diretora do Social, Taiane Aparecida Cronjarjer de Oliveira, do Dirigente Municipal de Educação, Gilson Rodrigo Carraro, da psicopedagoga do município, Geisiane Rizzato Daniel, e da diretora da Escola Municipal Pref. José Abílio, Dijamila Batista Brandão do Nascimento.

Com a leitura do conto: "Doce de Teresa", os estudantes tiveram a oportunidade de fazer reflexões e apresentações aos demais presentes. Em seguida, um vídeo que abordava sobre a velhice e seus desafios foi apresentado pelas professoras do curso. Ao final, foi servido um coquetel aos estudantes que estavam presentes.

Mauá

A aula inaugural em Mauá contou com a presença do Assessor da Coordenadoria de Qualificação e Atendimento ao Trabalho, André Luiz Lira, e da Pedagoga do Qualifica Mauá, Mônica Melhorine. O evento foi comandado pelo professor Elierge Costa que fez uma breve apresentação do curso aos alunos e, em seguida, a professora Claudia Ribeiro Silva discursou sobre a motivação sobre a realização de um curso do PRONATEC.

Ao final da cerimônia, cada um dos professores puderam explicar como serão realizados os trabalhos acadêmicos durante o curso. Estiveram presentes os docentes dos cursos Assistente de qualidade, prof. Elierge Costa, Promotor de Vendas, prof. Renato de lima Zanona, Recursos Humanos, prof.ª Maria Elizafá Souza Leite, e Recepcionista, prof.ª Claudia Ribeiro Silva.

Paranapanema

No dia 11 de dezembro, aconteceu a aula inaugural com os estudantes do PRONATEC da cidade paulista de Paranapanema. A solenidade contou com a presença da supervisora dos cursos, dos professores e de cerca de 20 estudantes do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista.

O objetivo do evento foi despertar a valorização dos alunos e motivá-los na realização do curso. Em certo momento, foi realizado um debate com os estudantes que esclareceu dúvidas sobre os andamentos acadêmicos.

A solenidade contou ainda com a presença da Secretária Municipal da Educação, prof.ª Edith Caivano Joppert Figueiredo que, em seu discurso, falou sobre a importância do aperfeiçoamento com os cursos que o PRONATEC oferece.

Apiaí

Na cidade de Apiaí, a cerimônia da aula inaugural apresentou o curso, as disciplinas e os horários que os estudantes irão participar. Além disso, tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra motivacional sobre a importância da educação no desenvolvimento profissional. A iniciativa foi realizada pelo professor Heurom Teixeira de Lima. Além deles, estiveram presentes os professores Érica Vanessa Pereira dos Santos, Marlei Wernek Ribas de Almeida.

Santo André

No dia 11 de dezembro, aconteceu no Emeief Professor João de Barros Pinto da cidade de Santo André a aula inaugural dos cursos que serão ofertados na cidade por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Em Santo André, serão ofertados os cursos de "Organizador de Eventos" e "Recepcionista de Eventos". A iniciativa tem duração prevista de 180 horas e a formatura dessas turmas acontecerá em abril deste ano.

Texto: Lucas Constantino

Em breve, mais informações sobre as outras unidades.