1ª OLIP
Seg, 23 de Maio de 2011 10:28

Olimpíada de Programação integra alunos e professores do IFSULDEMINAS

São do campus Muzambinho as duas equipes vencedoras da 1ª Olimpíada Interna de Programação (OLIP) do IFSULDEMINAS. A competição que aconteceu no último sábado, 21 de maio, foi marcada pela competitividade e grande participação dos alunos. Foram 74 estudantes e 25 equipes inscritas, sendo 10 na categoria Superior e 15 na categoria Técnico. Além disso, outros 30 alunos do polo de Alterosa estiveram em Muzambinho para conhecer as instalações do campus e participar de outras atividades.

A disputa teve início às 12h50 e durou 3 horas. Com a competição acirrada, o grupo vencedor foi conhecido a poucos segundos do tempo ser encerrado. Na categoria que envolveu os estudantes da graduação, a equipe campeã foi a “Programming Via Osmose”, formada pelos alunos do 4º período de Ciência da Computação, Reginaldo da Silva Alves, Guilherme Henrique Costa e João Cláudio Dias Araújo. O segundo lugar foi da “Versão Beta”, formada por Lilian Cristina de Paula, Gilvan Corrêa Rodrigues e Emerson Dias do Prado, que também são alunos de Muzambinho.

Na competição do ensino técnico, venceu a equipe “Fenix”, dos estudantes Mário Gobbo, Lucas Vilela Silva e Daniela de Assis Bócoli, matriculados no 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio de Muzambinho. A “Sendika”, formada por Lariane Fonseca Turbino, Bruno Augusto Franco Vicente e Maressa Rodrigues da Silva, do curso técnico de Inconfidentes, ficou com o segundo lugar.

A cerimônia de premiação aconteceu no Auditório I do Prédio Pedagógico e teve a participação do diretor do campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Marcelo Bregagnoli, que fizeram a entrega das medalhas.

De acordo com a professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, que integra a comissão organizadora, durante a competição, os participantes foram desafiados a resolver dez problemas em que deveriam criar programas de computador capazes de dar solução às situações propostas. As equipes que conseguiram resolver o maior número de questões em menos tempo foram as vencedoras. Agora, os campeões da OLIP na categoria Superior serão convidados a representar o IFSULDEMINAS na primeira etapa da Maratona de Programação, a ser realizada em setembro. Já os vencedores na categoria Técnico serão convidados a representar o Instituto na Olimpíada Brasileira de Informática, que acontece no início de 2012.

Para os professores participantes, a atividade foi extremamente positiva e superou expectativas. “A ideia inicial era fazermos a olimpíada apenas aqui no campus Muzambinho, mas resolvemos expandir e fazê-la a nível institucional. Assim, tivemos a participação ativa dos três campi.”, declarou o professor Gustavo José da Silva. O docente do campus Inconfidentes, André Luigi Amaral, destacou que o alto nível da competição mostrou que o ensino oferecido é de qualidade. “Em termos de aprendizado, foi muito bom para os alunos. Eles puderam conhecer a aplicação da informática, vendo como o que eles aprendem em sala de aula é aplicado em outras áreas”, afirmou.

DSC_0056Além dos professores do campus Muzambinho Aracele, Gustavo, Vinícius, Heber e Ramon, a OLIP envolveu também a participação dos docentes de Inconfidentes, André Luigi e Thiago Caproni, e o docente do campus Machado, Tulio Marcos Dias da Silva. Os trabalhos contaram ainda com a colaboração efetiva dos acadêmicos do curso de Ciência da Computação Marcelo Rodrigo de Castro e Adolfo Luís de Carvalho, que integraram a comissão organizadora do evento. Estes dois alunos repassaram para os demais a experiência obtida em 2010, quando participaram da etapa regional da Maratona de Programação que aconteceu na cidade de Poços de Caldas.

As alunas Andressa, Rosane e Anielly colaboraram no dia da competição. COOPAM, FAET e as empresas Novatec Editora, Caelum, People Brasil Educação e GilvanDev apoiaram a realização da Olimpíada.

O professor Marcos Celso participou trazendo os estudantes do Técnico em Informática do polo de Alterosa. O grupo se envolveu em atividades no auditório, durante o horário da competição. Eles assistiram palestra do professor Hugo Baldan sobre “Ética e os Profissionais da Informática”, e conversaram com a professora Aracele no momento "Vamos resolver problemas de lógica e problemas de computação, sem o uso do computador?", no qual foram apresentados problemas que fazem parte do nível I da Olimpíada Brasileira de Informática. Por último, um bate-papo entre ex-alunos do curso técnico foi iniciado. A alunas Marly de Souza Prado, Andressa Cristiana Santos, Nilva Alice Gaspar, Gilvan Corrêa Rodrigues e Lilian Cristina Paula deram depoimentos sobre o estudo e a experiência deles na área de Tecnologia da Informação.

Confira a classificação final da OLIP e as fotos do evento:

Categoria Ensino Superior

1º Lugar - Equipe Programming Via Osmose

Alunos do 4º Período do curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho

Reginaldo da Silva Alves, Guilherme Henrique Costa, João Cláudio Dias Araújo

2º Lugar - Equipe Versão Beta

Alunos do 4º Período do curso de Ciência da Computação do Campus Muzambinho

Lilian Cristina de Paula, Gilvan Corrêa Rodrigues, Emerson Dias do Prado

Categoria Ensino Técnico

1º Lugar - Equipe Fenix

Alunos do 3º do curso técnico em informática integrado - Campus Muzambinho

Mário Gobbo, Lucas Vilela Silva, Daniela de Assis Bócoli