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Projeto Rondon |
Seg, 28 de Fevereiro de 2011 11:40 |
Equipes relatam experiências nos estados do Piauí e Rio Grande do Norte e recebem certificado de participação no projetoPartilhar as experiências vividas junto a populações carentes do interior do Brasil e incentivar a participação de mais estudantes do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho no Projeto Rondon. Com esse objetivo, os professores e alunos que integraram, em janeiro e início de fevereiro, duas missões na região Nordeste do Brasil promoveram três encontros com a comunidade acadêmica do Instituto, nos dias 22 e 23 de fevereiro, no auditório I, do Prédio Pedagógico, e no ginásio poliesportivo do Cecaes. A exposição dos trabalhos aconteceu por meio da apresentação de vídeos com fotos da viagem e do relato dos participantes. De Muzambinho, saíram quatro professores e 16 alunos, que foram divididos em 2 grupos com 8 componentes. O primeiro deles foi enviado para a Operação Zabelê, na cidade de Ipiranga, no interior do Piauí; já o segundo grupo seguiu para Equador, município localizado no estado do Rio Grande do Norte. Durante 15 dias, os grupos desenvolveram diversas atividades com a comunidade local, como a realização de cursos de criação de frango e galinha caipira, produção de mudas, criação de horta comunitária, aulas de informática, educação física, educação ambiental, além de eventos culturais. A participação dos alunos do Campus Muzambinho no Projeto Rondon foi articulada pelos professores Narayana de Deus Nogueira e Claudiomir Santos, que participaram de um treinamento feito no ano passado, antes das operações serem iniciadas. No grupo que viajou para o Piauí, estavam os professores Gustavo Rabelo Botrel Miranda e Josiane Pereira Fonseca. Já a equipe do Rio Grande do Norte foi liderada pelos os professores Narayana de Deus Nogueira e Marcelo Moraes. Ao relatar a viagem, o professor Gustavo Miranda contou que as equipes enfrentaram dificuldades como problemas de abastecimento de água, local para dormir, um banheiro apenas para muitas pessoas usarem e dificuldade em se adaptar à comida da região. No entanto, ele destacou que a oportunidade de desenvolver um trabalho social e a experiência adquirida diante dessas dificuldades é “o que faz valer a pena”. Os estudantes concordaram com a opinião do professor. “Tivemos que ensinar coisas simples, como jogar peteca e brincar de pique. Tudo o que a gente fez foi muito gratificante”, declarou a aluna Regina Cristina, que cursa o sexto período de Educação Física. Para Ericsom Macedo Freire, aluno do quarto período de Ciências Biológicas, o que mais impressionou foi a felicidade das pessoas mesmo diante da falta de recursos e infraestrutura oferecidos no lugar onde moram. Ele contou também que foi preciso muito “jogo de cintura” para saber lidar com a situação. “Essa vivência de poder levar o conhecimento da sala de aula para a comunidade e ter que modificar completamente a maneira de passar isso foi um desafio”. Já André Lattaro dos Santos, também do quarto período de Ciências Biológicas, afirma que se impressionou com a paisagem do sertão e com a forte cultura da região. “É uma população carente de conhecimento, que precisa de coisas básicas. Apesar das dificuldades, é um trabalho que faria de novo.” Nos encontros com a comunidade acadêmica, alunos e professores receberam o certificado de participação no Projeto Rondon. Também foi entregue ao diretor do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues, os troféus simbolizando o cumprimento das missões nos estados do Piauí e Rio de Grande do Norte. Os rondonistas participaram voluntariamente das operações, que envolveram universitários de todo o Brasil. A ação foi coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais e municipais. Essa foi a primeira vez que equipes do Campus Muzambinho integraram o projeto. A expectativa agora é aumentar essa participação. Novas operações devem ser realizadas no início do ano que vem. Os alunos interessados devem procurar os professores envolvidos.
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