Setor de Sustentabilidade
Seg, 17 de Setembro de 2018 10:00

IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho prepara implantação de Setor de Sustentabilidade Institucional

DSC 0011

A direção do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho prepara-se para implantar novo setor de Sustentabilidade Institucional. A primeira reunião para criação e implementação do setor aconteceu no último dia 12 de setembro. Denominado de Centro de Estudos Ambientais (CEAM), a casa sustentável terá sede própria, e contará com uma equipe de docentes colaboradores em eixos temáticos como educação ambiental, saúde ambiental, Gestão de Recursos hídricos, solo e florestas, licenciamento ambiental e gestão de resíduos sólidos.

Na reunião foi definido que o CEAM será coordenado pela professora Dr.ª Arturene Maria Lino Carmo. A coordenadora possui graduação em Química (2007), mestrado em Química Orgânica (2009) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Durante o doutorado realizou um estágio de um ano na Université de Reims Champagne-Ardenne", em Reims, na França.

DSC 0012Sustentabilidade

Tendo em vista que a sustentabilidade ambiental consiste em um conjunto de ações em prol do desenvolvimento da economia e ao mesmo tempo preservação da natureza, é necessário investimentos na mudança de posturas, hábitos, viabilidade do desenvolvimento tecnológico humano e criação de estratégias para mitigar e evitar impactos sobre o meio ambiente.

O objetivo do CEAM consiste na realização de capacitações constantes dos acadêmicos e comunidade externa, além de promoção de eventos previstos em calendário escolar e datas comemorativas, aprimorando parcerias e desenvolvendo a consciência ambiental em prol da preservação dos recursos naturais.

TEXTO: ASCOM-Campus Muzambinho
FOTOS: Carol Negrão