Setembro Amarelo
Sex, 14 de Setembro de 2018 16:03

IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho desenvolve ações com servidores e alunos durante o Setembro Amarelo

Roda de conversa Muzambinho

O IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho desenvolve ao longo deste mês ações de prevenção ao suicídio que fazem parte da programação do Setembro Amarelo. No próximo dia 18 de setembro acontece roda de conversa para servidores com o psicólogo Túlio Trevisan, às 10h e às 14h, na sala 7 do Prédio de Informática. A ação é promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida do IFSULDEMINAS.

Já os alunos serão levados a refletirem sobre o assunto em ações como caixa de sentimentos, onde poderão depositar papéis com angústias, ideias e opiniões sobre o tema. A programação conta ainda com a semana do abraço, de 17 a 22 de setembro, promovido pelo Grêmio Estudantil, e a Quinta Cultural, no dia 27 de setembro, no horário de almoço.

Ações no campus começaram no último dia 10, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, quando aconteceu palestra sobre o tema para alunos dos cursos Técnicos em Enfermagem e em Segurança do trabalho, ministrado pela Dr.ª Mônica Anechini Campedelli, professora do curso de Psicologia e do curso de Especialização em teoria e Clínica Psicanalítica da Unifenas, em Alfenas.

Depressão no Mundo

A depressão será a doença mais incapacitante até 2020, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso acontece porque o paciente tem a sua rotina alterada por causa da doença, comprometendo o rendimento profissional.
Atualmente, mais de 120 milhões de pessoas sofrem com a depressão no mundo – estima-se que só no Brasil, são 17 milhões. E cerca de 850 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência da doença.

A depressão foi descrita pela primeira vez no início do século 20, mas mesmo assim é confundida com tristeza, sentimento comum a todas as pessoas em algum momento da vida.

Setembro Amarelo

O mês de setembro foi escolhido para campanha porque o dia 10 é Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, que foi iniciativa da International Association for Suicide Prevention. O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

A cor amarela pode remeter a ideia de atenção, mas, segundo a Associação Catarinense de Psiquiatria, a cor tem relação com o caso do adolescente norte-americano Mike Emme. Em 1994, o jovem de 17 anos tirou a própria vida dirigindo um Mustang 68, da mesma cor. A família da vítima utilizou fitas amarelas em mensagens de apoio distribuídas no funeral de Mike. Com isso, os pois do jovem deram início ao movimento que associa o amarelo à prevenção do suicídio.

TEXTO: ASCOM- Campus Muzambinho com informações de Revista Pazes

ARTE: ASCOM- Reitoria