Login



Formação Continuada
Qua, 05 de Setembro de 2018 08:52

IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho abre inscrições para a Oficina de Aprendizagem Baseada em Casos

O Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho inicia o Programa de Formação Continuada, proposta apresentada pelo departamento no último dia 15 de agosto aos docentes. A primeira ação do plano é a oferta de oficinas aos professores. Por causa disso, estão abertas as inscrições para curso de “Aprendizagem Baseada em Casos” promovido pelo Laboratório de Tecnologias de Software e Computação aplicada à Educação (LabSoft), do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. As inscrições podem ser realizadas até o dia 11 de setembro através do link: https://goo.gl/forms/QiaNsuwNFTJgR7Q43. 

A oficina acontece no dia 12 de setembro, das 9h às 11h, no Laboratório 14, 2º Andar do Prédio de Informática. Ao final da oficina, espera-se que os participantes sejam capazes de compreender e como aplicar a Aprendizagem Baseada em Casos; o que é um caso, onde procurar, como criar, como reusar. Os participantes também serão capacitados para usar a ferramenta OpenEduCases, que foi desenvolvida pelo LabSoft e atua como um repositório de casos educacionais. A professora Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder e Vitória Mendes da Silva serão as facilitadoras da oficina.

Além da oficina de “Aprendizagem Baseada em Casos”, outras oficinas presenciais serão ofertadas voltadas à formação continuada na prática docente, de forma especial. A adesão será voluntária e elas devem ocorrer uma vez ao mês. O objetivo é criar oportunidades para que os docentes experimentem diferentes tipos de práticas pedagógicas e reflitam sobre novas possibilidades de integrá-las em suas rotinas de sala de aula (física ou virtual), considerando o contexto singular da instituição.

Embora voltada para docentes do campus, os TAEs, estudantes de licenciatura e demais membros da comunidade também podem participar.

Ações DDE

Conforme apresentado na reunião de posse da nova gestão, no dia 15 de agosto de 2018, uma das estratégias do Departamento de Desenvolvimento Educacional (DDE) inclui a promoção de ações que busquem apoiar a formação continuada do corpo docente e dos TAEs ligados ao departamento.

Sendo assim, o departamento vem formatando um Programa de Formação Continuada que incluirá oficinas práticas presenciais, cursos virtuais abertos, viagens técnicas, desenvolvimento de objetos de aprendizagem e ferramentas, além de outras ações.

Os docentes e TAEs também podem sugerir os temas das próximas oficinas. Para isso, devem enviar e-mail com a sugestão para o endereço Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .