Portas Abertas
Ter, 03 de Julho de 2018 08:34

Curso de Ciências Biológicas recebe alunos da Escola Salatiel de Almeida no “Biologia de Portas Abertas”

DSC 0240

Os estudantes do curso de Ciências Biológicas do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho receberam os alunos do terceiro ano da E.E Professor Salatiel de Almeida, no último dia 28 de junho para o “Biologia de Portas Abertas”. O evento faz parte das atividades da disciplina de Práticas Como Componentes Curriculares (PCC), e teve a orientação dos professores Paulo Oswaldo Garcia e Maria Lúcia Queiróz Guimarães Hernandes, e foi avaliado pelos docentes Walbert Santos, Ingridy Ribeiro e Ivelize Tannure.

Os estudantes do primeiro período do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas apresentaram trabalhos com temas diversificados como Zoologia, Meio Ambiente e Ecologia, Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), Saúde Pública e Botânica. Como convidados, os alunos da E.E. Professor Salatiel de Almeida foram recebidos com muito carinho e visitaram em cada sala do prédio stands com temas diferenciados.

O grupo 1, composto pelos alunos Márcio, Carla, Ana Júlia, Albina, André e Mariana, apresentou o stand sobre Zoologia. Utilizando a ferramenta de jogos, os alunos esclareceram mitos e verdades sobre o tema.

O grupo 2, composto pelos alunos João Pedro Souza, João Pedro Vieira, José Ângelo, Júlia Faria e Débora, dicorreu sobre PANC’s. Os alunos explicaram o quanto é possível reaproveitar os alimentos e até ofereceram alimentos inusitados como torta com jaca verde, bolo com casca de banana, torta com ora-pro-nóbis e molho de capuchinha como forma de degustação.

O grupo 3, composto pelos alunos Vitor, Gustavo, Gisela, José Augusto, João Vitor, Larissa, Kemilly e Elysa, apresentou o stand sobre Meio Ambiente e Ecologia. Os alunos utilizaram a montagem de painel interativa como forma de interlocução com os alunos visitantes.

O grupo 4, compostos pelos alunos Fábio, Vinícius, Júlia Reis, André Soares, Lara e Camillo, apresentou o stand sobre Saúde Pública e Biologia. Esse grupo utilizou uma ferramenta de ensino bem interessante: o teatro. Por meio de cenas, desenvolveram com os alunos visitantes temas como DST, vacinação e prevenção a doenças.

O grupo 5, composto pelos alunos Franciely, Francielen, Francine, Thais, Letícia e Alisson, apresentou o stand sobre Botânica. Por meio da utilização de maquetes, os alunos demonstraram os efeitos da intervenção humana sobre as plantas.

Ao final, os alunos do curso de Ciências Biológicas colocaram-se à disposição dos alunos visitantes para tirar dúvidas com relação ao curso e ao Campus.

TEXTO: ASCOM- Campus Muzambinho
FOTOS: Carol Negrão