Provas Vestibular
Dom, 06 de Maio de 2018 11:52

Campus Muzambinho recebe mais de 800 candidatos no Vestibular para cursos Técnicos e Superiores

DSC 0053

Mais de 800 candidatos realizaram, nesse domingo, dia 06 de maio, o Vestibular 2º/2018 do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho. Em relação ao total de inscritos, o vestibular do Campus teve cerca de 80,31% dos candidatos presentes.

As provas foram realizadas na sede do Campus Muzambinho e na Unidade José Januário de Magalhães, no período de 08h45 e 12h45, totalizando quatro horas de prova.
Foram ofertadas no total, 324 vagas sendo 84 para os cursos de Medicina Veterinária, Tecnólogo em Cafeicultura e Licenciatura em Ciências Biológicas; 240 para cursos Técnicos Subsequentes em Agropecuária, Enfermagem, Contabilidade, Administração, Meio Ambiente e Edificações.

Dos quatro candidatos solicitaram atendimento especial, três fizeram as provas em locais específicos com apoio de um colaborador do processo seletivo.

Confira a tabela com o número de presentes por curso:

Nº de inscritos

Meio Ambiente Subsequente

73,68

80,31

Devido ao grande número de inscritos, o trânsito para chegada ao Campus estava intenso. Porém a sinalização e o apoio da equipe do Campus foram suficientes para direcionar os motoristas da melhor forma possível.

Segundo com o presidente da Comissão Permanente de Processo Seletivo (COPESE) do Campus Muzambinho, Carlos Esaú dos Santos, tudo aconteceu dentro do previsto e índice de ausentes está dentro do esperado. Carlos explica ainda sobre os cursos que tiveram menos de 70% de inscrições em relação ao número total de vagas disponíveis. “Depois da matrícula haverá um edital de vagas remanescentes e os candidatos podem optar por realizar outro curso dentro da sua modalidade, se ele se inscreveu para técnico, ele pode escolher outro curso técnico”, afirma o presidente da COPESE.

Escolha dos candidatos

Dentre todos os campus do IFSULDEMINAS, o de Muzambinho foi o que ofertou mais vagas: 240 no total. Medicina Veterinária foi o mais concorrido com relação candidato/ Vaga de 16,93. O curso foi a escolha das amigas Brenda Karolina Souza Amoedo, 20, e Melissa Cristina Lopes Guedes, 21. As moradoras de Poços de Caldas (MG) acordaram cedo para realizar a prova em Muzambinho. Melissa deixou o curso de Farmácia para trocar de carreira e seguir os passos do avô que é veterinário. “Escolhi fazer a prova em Muzambinho por causa do nome do Instituto Federal”, explica a candidata.

Já Brenda realiza o vestibular pela segunda vez. A jovem iniciou o curso de Medicina Veterinária em uma faculdade particular em Poços de Caldas, mas decidiu tentar uma vaga IFSULDEMINAS. “ O custo-benefício para estudar aqui compensa muito”, afirma a candidata. Para se preparar para o processo seletivo, Brenda estudou em casa através de apostilas: “espero ir bem na redação, e estudei muita matemática”. O tema da redação do Vestibular 2º/2018 foi “ A mulher brasileira em busca de igualdade”.

Dentre os cursos técnicos, o Enfermagem Subsequente foi o mais procurado no Campus Muzambinho. Renato Calori, 30, da cidade de Alterosa (MG), está entre os candidatos que realizaram a prova. O recém-formado em Letras decidiu fazer o curso Técnico em enfermagem para mudar de área. “Uma amiga minha estuda aqui e falou muito bem do curso. Depois de fazer o técnico, pretendo cursar a faculdade de enfermagem”, diz o candidato.

Gabarito e resultado

Segundo o edital do processo seletivo, os gabaritos do vestibular serão publicados no site do IFSULDEMINAS e do campus escolhido, em até 24 horas após o término das provas.

O resultado oficial será publicado a partir do dia 5 de junho. Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula no respectivo campus, conforme cronograma de cada Campus.

Confira as fotos:

TEXTO E FOTOS: Carol Negrão