Visita Técnica
Sex, 04 de Maio de 2018 09:49

Estudantes do curso de Ciências Biológicas realizam visita técnica ao Parque Estadual da Vassununga (SP)

parque 1

Alunos do curso de Ciência Biológicas, do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, realizaram visita técnica ao Parque Estadual da Vassununga, Santa Rita do Passa Quatro (SP). A visita aconteceu no último dia 17 de abril e contou com a presença de alunos do curso superior em Ciências Biológicas, que foram acompanhados pelo coordenador do curso, professor Paulo Oswaldo Garcia.

O Parque Estadual da Vassununga corresponde a um importante remanescente da paisagem natural do interior de nosso país, abrigando, lado a lado, ecossistemas do bioma Cerrado e Mata Atlântica.

Durante a visita técnica, os estudantes de Ciências Biológicas tiveram a oportunidade de vivenciar aspectos que permitem a identificação e diferenciação de distintos biomas brasileiros, além de compreender a importância das unidades de conservação em nosso país, recebendo informações e desenvolvendo atividades práticas voltadas para o uso e conservação de recursos naturais.

Inicialmente, funcionários do Parque prepararam um debate ligado à realidade das unidades de conservação brasileiras, havendo, inclusive, visita a um museu local. Posteriormente, houve incursões de campo, que permitiram o reconhecimento das distintas interações que existem em nossos ecossistemas e, também, como estas permitem a compreensão do funcionamento destes. Durante o intervalo de almoço, os estudantes tiveram a oportunidade de lanchar ao pé de uma das árvores mais antigas do Brasil, um jequitibá-rosa, com aproximadamente 600 anos de idade e cerca de 40 m de altura.

TEXTO: Carol Negrão
FOTOS: Paulo Oswaldo Garcia