Própolis Verde
Qua, 02 de Maio de 2018 09:55

Cooperativa Escola comercializa própolis verde extraída pelos alunos do curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho

extração

A Cooperativa Escola dos Alunos Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho (COOPAM) conta agora com mais um produto para a comercialização: a própolis verde. O produto foi fabricado com a mistura complexa de substâncias resinosa e balsâmicas, elaborada pelas abelhas Apis mellifera, conhecidas popularmente como abelhas Africanizadas.

A própolis verde tem propriedades antibacteriana, antiviral, antifúngica, anti-inflamatória, antioxidante, cicatrizante e imunoestimulante. Segundo a literatura acadêmica, na colmeia, a própolis é utilizada pelas abelhas para vedar frestas, evitando assim a invasão de outros insetos e a entrada de vento e como antisséptico para desinfetar os favos. A própolis do Sul de Minas Gerais apresenta algumas particularidades que a torna mais valorizada no mercado nacional e internacional. A própolis denominada “Própolis Verde”, é elaborada a partir da resina de um arbusto conhecido como Alecrim-do-Campo ou Vassourinha do Cerrado nativo dos campos das regiões sul, leste e centro de Minas Gerais, leste de São Paulo e norte do Paraná. A própolis verde tem reconhecimento no mercado internacional principalmente por apresentar em sua composição a substância ativa Artepilin-C, que promove atividades biológicas na prevenção e combate de doenças. Países asiáticos, especialmente o Japão, que seguem a medicina preventiva, são os grandes importadores desse tipo de própolis brasileira.

A própolis verde é resultado de trabalho dos alunos Alexandre Carrijo Tasso Júnior, Alyne Maria de Sousa Rodrigues, Emmanuel Ouba, Camila de Fátima Gaspar, Daniele Cristina Alves, Helbert Ananias Valverde, Letícia de Oliveira, Monaliza Maguim dos Reis, Murilo Henrique Dias da Silva, Renan Silvério Alves de Souza e Sharon Mariane de Oliveira, supervisionados pelos Técnicos administrativos Sebastião Marcos Vilela, Alessandro Elias de Souza, Adriano Pereira e pelo professor Dr. Edivaldo Aparecido Nunes Martins.

2018/05/própolis{/gallery}

TEXTO: Edivaldo Nunes Martins