Prevenção às Drogas
Qua, 02 de Maio de 2018 07:59

IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho realiza ciclo de palestras “A droga do meu mundo com as drogas”

DSC 0049

Entre os dias 23 e 27 de abril aconteceu apresentação da palestra “A droga do meu Mundo com as Drogas” para os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O evento foi iniciativa do projeto de Saúde Mental do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. A palestra, que já foi apresentada aos professores, técnicos administrativos e terceirizados no fim do mês de fevereiro, teve como foco prevenir e alertar para os efeitos do consumo de drogas na saúde e nas relações pessoais.

As palestras para os cursos técnicos integrados foram organizadas em três momentos, com a fala da psicóloga Juliane Albernás Borges pontuando sobre questões psicológicas de ajuda no enfrentamento de problemas ou conflitos, dentre outras questões ligadas as nossas emoções. Num segundo momento com a fala do enfermeiro Marcelo Lopes Pereira sobre drogas e seus efeitos. E em seguida com o relato de experiência de vida do professor Antônio Sérgio Maritan, que foi de total relevância e de grande complemento no projeto. As palestras em breve se estenderam aos demais cursos do campus.

Abuso de drogas
O uso e abuso de drogas por estudantes preocupa autoridades em saúde. Segundo dados do 6º Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras aponta que o álcool e o tabaco são as drogas mais consumidas por jovens até os 19 anos. O estudo avaliou o uso de drogas entre 50.890 estudantes da rede pública e privada de ensino fundamental e médio nas 27 capitais brasileiras.

TEXTO e FOTOS: Carol Negrão