Cirurgia Veterinária
Seg, 16 de Abril de 2018 14:57

Hospital Veterinário do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho realiza primeira intervenção cirúrgica

DSC 0040

O Hospital Veterinário do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho realizou neste mês a primeira cirurgia no local. A intervenção cirúrgica foi em uma égua, sem raça definida, de vinte anos, mãe de um filhote com 15 dias de vida. O animal chegou aos cuidados do IFSULDEMINAS por encaminhamento de um médico veterinário de Muzambinho que atendeu o animal e verificou a necessidade de procedimento cirúrgico para tratar uma ferida na pata dianteira esquerda. No total, 31 estudantes participaram do procedimento, que foi supervisionado pelos integrantes da equipe formada por Dr. André Luís Corrêa (anestesista), Dr. Edivaldo A. Nunes Martins (cirurgião), Dr. Elói dos Santos Portugal (diagnóstico por imagem), Dr.ª Geórgia Modé Magalhães (patologista) e pelo médico veterinário Rodrigo César Felício.

Durante o exame físico foi constatado que a égua estava com anemia devido a perda constante de sangue pela ferida e muito debilitada. A análise do material coletado da ferida possibilitou o diagnóstico de Pitiose, que é causada por um fungo aquático que penetra na pele de animais que vivem em regiões com acesso às áreas alagadas. O animal recebeu os cuidados necessários e foi submetido a anestesia para cirurgia de ressecção da grande massa de tecido que estava no membro anterior esquerdo. Foi o primeiro caso clínico-cirúrgico atendido em aula no curso de Medicina Veterinária do IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho. A cirurgia durou 90 minutos. O procedimento aconteceu em aula, por uma necessidade de intervenção imediata. Outras cirurgias acontecerão em aulas nas próximas semanas, entretanto, são procedimentos previamente agendados. O hospital veterinário está em funcionamento para a realização das aulas práticas e o atendimento ao público terá início nos próximos meses.

A égua e o potro apresentam-se estáveis e continuam sob o acompanhamento da equipe médica do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho.

TEXTO: Edivaldo Nunes Martins
SUPERVISÃO DE TEXTO E FOTOS: Carol Negrão