Prevenção às Drogas
Seg, 16 de Abril de 2018 13:35

IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho retoma ciclo de palestras “ A droga do Meu Mundo com as Drogas”

layout drogas

Entre os dias 23 e 27 de abril acontece apresentação da palestra “ A droga do meu Mundo com as Drogas”, o evento é iniciativa do projeto de Saúde Mental do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. A palestra já foi apresentada aos professores, técnicos administrativos e terceirizados no fim do mês de fevereiro. O calendário foi interrompido por causa do período eleitoral para escolha de dirigentes dos campi e será apresentada aos alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio.

A palestra “A droga do Meu Mundo com as drogas” é ministrada pela psicóloga Juliane Albernás Borges e pelo enfermeiro Marcelo Lopes Pereira, que explicam durante mais de uma hora de apresentação os efeitos colaterais das drogas recreativas, até o uso de drogas legalizadas como o cigarro, álcool, e medicamentos que só podem ser utilizados com prescrição médica. “O crescimento do uso dessas drogas como anfetaminas, e remédios controlados é muito exacerbado. Citando essas drogas lícitas colocamos as pessoas para refletir para saber se há ou não um abuso. É preciso ter a consciência do limite. Colocamos também as pessoas para pensar, porque não é somente o abuso de drogas que faz mal. Tem outras coisas também que fazem mal quando é excessivo, como os jogos”, ressalta da psicóloga.

Abuso de drogas

O uso e abuso de drogas por estudantes preocupa autoridades em saúde. Segundo dados do 6º Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras aponta que o álcool e o tabaco são as drogas mais consumidas por jovens até os 19 anos. O estudo avaliou o uso de drogas entre 50.890 estudantes da rede pública e privada de ensino fundamental e médio nas 27 capitais brasileiras.

Programação

Veja abaixo o calendário das palestras, que acontecem no Auditório do Prédio Pedagógico H:

DIA

TURMAS