Seminário Cafeicultura
Ter, 10 de Abril de 2018 13:26

IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho recebe 1ºSeminário da Cafeicultura da região Sul de Sudoeste de Minas para debater o fortalecimento da setor no país

DSC 0027a edited

O 1º Seminário da Cafeicultura da Região Sul e Sudoeste de Minas reuniu representantes do setor cafeeiro da região, na última sexta-feira (6), no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. O evento foi promovido pelo ConCafé, consórcio intermunicipal que reúne as principais cidades produtoras do grão no sul de minas. O encontro contou com a presença do diretor geral do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho, Luiz Carlos Machado Rodrigues; do presidente da Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé (COOXUPÉ), Carlos Alberto Paulino da Costa; Carmem Lúcia Chaves de Brito, presidente da BSCA; Luiz Otávio Araripe, representante do CECAFÉ; o deputado estadual Emidinho Madeira, coordenador de indicação geográfica do Ministério da Agricultura, Wellington Gomes dos Santos; o presidente do ConCafé e prefeito de Carmo do Rio Claro, Tião Lara; além de prefeitos da região, produtores rurais, alunos e professores do Campus Muzambinho.

Na abertura do evento, foi apresentada a proposta do Consórcio Público para Desenvolvimento da Cafeicultura (ConCafé), como ferramenta de apoio aos cafeicultores. Segundo o superintendente do ConCafé, Rodrigo Moreira, o consórcio existe há dois anos e conta com 42 municípios. “O objetivo principal desse seminário é mostrar a estrutura, o que é o ConCafé, a ferramenta pública, como ele pode atuar aqui na região. Mostrar que estamos disponíveis para trazer projetos e trabalhos que venham a agregar na cafeicultura da nossa região do sul e sudoeste de minas” explica Moreira.

A região Sul de Minas é a principal produtora da café arábica do Brasil. A expectativa de colheita para a safra 2018 é entre 15,6 e 16,4 milhões de sacas de café, segundo levantamento da Conab. Fato que foi ressaltado pelo deputado Estadual Emidinho Madeira, que em seu discurso falou sobre a importância do consórcio, que tem caráter suprapartidário.

O IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho foi escolhido para receber o 1º Seminário de Cafeicultura por causa do papel da instituição, que desenvolve pesquisas no setor cafeeiro. “ Eu creio que trazendo este tipo de evento da cafeicultura vem a calhar com a proposta do Instituto Federal que está aqui na nossa região. O consórcio público busca essa parceria com o instituto, devido os ideais serem muitos parecidos”, explica o superintendente do ConCafé. Os estudantes dos cursos técnico em agropecuária e tecnologia em cafeicultura ajudaram na realização do evento. Segundo o professor José Marcos Angélico Mendonça, a realização do seminário no Campus Muzambinho traz oportunidades para os estudantes. “ Nossos alunos participam de todo o processo. Desde a construção do evento, até a aquisição de informações durante as palestras. Os nossos parceiros enxergam o instituto como uma instituição que colabora, que está sempre de portas abertas e a gente torce para que isso continue daqui pra frente.” ressalta o professor.

Resultado e parceriasDSC 0068a

Para o presidente da COOXUPÉ, Carlos Alberto Paulino da Costa, o seminário é importante para debater o fortalecimento do agronegócio na região. Costa participou da mesa de debates, que incluiu Luiz Otávio Araripe, do CECAFÉ; Carmem Lúcia Chaves de Brito, da BSCA, a produtora Josiani Moraes da Silva, e o professor José Marcos Angélico Mendonça e foi moderada pelo jornalista do canal Notícias Agrícolas João Batista Olivi. “O café tem uma capilaridade muito grande, uma importância social muito superior a importância econômica dele. Esses eventos mostram para a sociedade, para os produtores, mostram para as lideranças, que existem problemas e que esses problemas têm que ser enfrentados, têm que ser discutidos. E esse é um fórum apropriado para a discussão.”, finaliza o presidente da cooperativa.

Para Rodrigo Moreira, o seminário foi um marco para a região. “Esse 1º seminário tenta buscar novamente a representação junto aos orgãos de cafeicultura que foi perdido durante um período. Nós estamos reaproximando esses órgãos, mostrando o consórcio como ferramenta.”

TEXTO E FOTOS: Carol Negrão

2018/04/seminário{/gallery}