Arte Conceitual
Ter, 27 de Março de 2018 16:24

Alunos dos cursos técnicos integrados realizam mostra de arte conceitual no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho

DSC 0001a edited

A exposição de Arte conceitual contou com mais de 130 trabalhos realizados pelos alunos do ensino médio integrado ao Técnico, no último dia 22 de março. Os corredores do Prédio H e do Prédio Pedagógico da Cafeicultura foram tomados por obras de arte que permitiam a reflexão de temas contemporâneos. A arte conceitual é uma forma artística contemporânea que valoriza o conceito de uma obra artística. A apresentação de uma ideia ou conceito independente do material e das técnicas explorados pelo artista.

Muito alunos exploraram a arte ecológica ressaltando a importância de refletir sobre o meio ambiente e sobre a forma como o homem interage com ele e o transforma. Além da arte ecológica, os alunos tiveram a liberdade de explorar temas que retratam a sociedade contemporânea. Para isso, utilizaram como técnica o ready-made produzindo um conjunto de obras que levou as pessoas a refletirem sobre aborto, homofobia, o lugar da mulher na sociedade, estupro, padrões de beleza, uso excessivo da tecnologia, racismo, entre outros.

Questionando os valores tradicionais, artistas contemporâneos lançam mão de materialidades que não são recursos artísticos, o que chamamos de Ready-made. O artista eleva ao status de obra de arte objetos usados em nosso cotidiano mudando sua funcionalidade. Dessa forma, um banco com uma roda de bicicleta, um mictório, um pedaço de carne, foram utilizados intencionalmente para questionar o conceito de arte solidificado na sociedade. É uma tendência reflexiva que propõe às pessoas uma reflexão do próprio cotidiano e de sua existência.

Ainda abordando esses temas, inspirados nas ações artísticas do artista brasileiro Cildo Meireles, os alunos colocaram ideias e conceitos em circulação no campus de formas muito inusitadas, propondo reflexões e mostrando que a arte conceitual está em todos os lugares.

Veja fotos da exposição.

2018/03/exposiçãoartes{/gallery}