Aprovação Alunos
Ter, 27 de Março de 2018 14:32

Estudantes do Ensino Médio Integrado ao Técnico do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho conquistam 107 aprovações em cursos superiores

Estudar perto da família, ter acesso à educação gratuita, com professores mestres e doutores. É isso que os alunos que cursam o ensino médio integrado aos cursos técnicos procuram, quando ingressam no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho. A qualidade do ensino médio é passaporte para ingressar no Ensino Superior de qualidade. Prova disso são os dados de aprovação dos estudantes egressos do ensino médio do Campus Muzambinho que conquistaram 107 aprovações, sendo 73 em universidades federais, estaduais e CEFETs, além de aprovação em universidades privadas de projeção nacional.

Para a Coordenadora Geral de Ensino IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, Daniela Ferreira Cardoso, as aprovações são reflexo do preparo do corpo acadêmico da Instituição. Todos os docentes que lecionam nos cursos técnicos integrados ao ensino médio possuem mestrado ou doutorado. “Eu compreendo que essas aprovações que estamos vivenciando são momentos importantes para valorizar o mérito dos alunos, o sucesso e o esforço empenhados. Também é tempo de refletirmos sobre a estrutura e a preparação que a escola oferece. Contamos com uma equipe pedagógica forte, com professores de referência e comprometidos com o trabalho, o que nos permite alcançar resultados em universidades públicas e em afamadas faculdades particulares”, afirma a coordenadora.

A estudante Bruna Garcia de Oliveira é uma das egressas do curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, que pôde escolher qual universidade pública estudaria. Ela foi aprovada no processo seletivo para os cursos de Medicina Veterinária, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Zootecnia, na USP-Pirassununga; Agronomia, na Universidade Federal de Viçosa e primeira colocada em Engenharia Agronômica, no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho. A estudante cursou todo o ensino médio no Campus Muzambinho. “A instituição teve um papel fundamental na minha vida, à medida que proporcionou meu crescimento como estudante e cidadã. Por mais que estudar em período integral possa ser muitas vezes cansativo, isso nunca foi um problema, já que ao longo da minha formação sempre tive excelentes professores que me apoiaram e me auxiliaram nessa jornada, facilitando esse processo”, ressalta a estudante que optou em estudar Medicina Veterinária em Lavras (MG).

Assim como Bruna, a egressa do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Thais Cristina de Aquino Lima, foi aprovada em Medicina, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e primeira colocada em Biomedicina, na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), em Passos (MG). Para Thais, estudar em período integral no Campus Muzambinho foi um desafio. “Eu estava segura de que era a melhor escolha. Tive acesso a ótimos professores, que foram fundamentais no meu desempenho nos vestibulares. Não eram aulas paradas e que ensinavam o básico: iam além. Os professores, além disso, sempre davam plantões focados no ENEM e vestibulares e faziam aulões dos temas mais recorrentes, o que foi essencial para as provas. A experiência de estudar em uma instituição tão grande também me ajudou muito, já que aprendemos a lidar com situações das mais diversas.”, explica Thais.

As estudantes reforçam que a possibilidade de desenvolver projetos de iniciação científica no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho foi determinante na escolha da carreira. Segundo Bruna, poder contar com profissionais e ensino de qualidade, proporcionou a ela desenvolver uma série de atividades. “Eu nunca sonhei em realizar no ensino médio, como por exemplo, projetos de iniciação científica e participar de congressos, o que foi determinante para minha escolha em continuar na carreira acadêmica, e também me possibilitou ingressar em uma instituição de qualidade”, revela a estudante. Já Thaís explica que o IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho tem um grande diferencial. “O IF também oferece a possibilidade de projetos de iniciação científica logo no ensino médio, algo que considero um diferencial gigante: participei de um desses projetos na área de Humanas, o que me permitiu uma evolução nessa área e também conhecer o procedimento da pesquisa científica, algo que irá certamente me ajudar nos projetos do ensino superior.”

Para o Professor de Geografia Renê Lepiani Dias, os resultados obtidos pelos alunos nos vestibulares 2018, foram extremamente satisfatórios. Ele ressalta ainda a formação do corpo docente e trabalho interdisciplinar realizado nos cursos técnicos integrados. “. As aprovações se devem também a partir da realização de práticas pedagógicas executadas ao longo dos três anos de formação voltadas para preparação para vestibulares e ENEM como, por exemplo, as provas bimestrais, que o modelo é semelhante ao adotado pelo ENEM. Além disto, há oportunidades que são oferecidas aos nossos estudantes como os atendimentos ao discente, programas de monitoria, participação em olimpíadas de conhecimento, participação em projetos de pesquisa e programas de iniciação científica como auxílio e complemento aos estudos extraclasse”, explica o professor.

Veja abaixo a lista dos alunos aprovados:

TOTAL DE ALUNOS APROVADOS: 67

UNIVERSIDADES FEDERAIS: 29
UNIVERSIDADES ESTADUAIS: 17
INSTITUTOS FEDERAIS: 26
CEFET: 1
UNIVERSIDADES PARTICULARES: 36

Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio

Ana Lúcia Vasconcelos Vieira

Medicina Veterinária: UNIFEOB

Beatriz Alves de Souza

Odontologia: UNIFENAS