Plantas Medicinais
Qua, 14 de Março de 2018 11:26

Professora e estudante do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho desenvolvem portal que reúne dados de plantas medicinais e suas aplicações

plantas medicinais

A professora Helaine Barros de Oliveira leciona no IFSULDEMINAS há sete anos e tem como linha de pesquisa as plantas medicinais desde 2001. Seu mais recente projeto foi desenvolvido junto a sua orientada Milena Isabela da Silva, do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Informática do Campus Muzambinho. O projeto consiste na criação de um site sobre plantas medicinais que está acessível para a população em um site hospedado no portal do Instituto no endereço eletrônico: http://www.muz.ifsuldeminas.edu.br/plantasmedicinais/.

O objetivo do projeto é conscientizar e informar à população sobre o uso racional de plantas medicinais. O site traz um catálogo de plantas medicinais já conhecidas da cultura popular e além de mostrar as indicações terapêuticas. O internauta também tem informações de como cultivar, melhor momento de colheita e modo de preparo dos fitoterápicos.

As informações obtidas para a realização do site e do aplicativo, que está sendo desenvolvido e será publicado na plataforma google play, foram coletadas por meio de projetos de pesquisas etnobotânicas com o resgate do conhecimento popular tradicional a respeito do uso terapêutico das espécies medicinais, seu modo de utilização e formas de cultivo, colheita e armazenamento das mesmas.

TEXTO: Carol Negrão
FOTO: Prof. Helaine Barros de Oliveira