Prevenção às Drogas
Sex, 02 de Março de 2018 11:12

IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho realiza Projeto de Saúde Mental sobre a prevenção ao uso de drogas com comunidade acadêmica

DSC 0086A

Professores, servidores e terceirizados que trabalham no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho participam desde a última segunda-feira (26) da palestra “A Droga do meu mundo com as drogas”. O evento é iniciativa do Projeto de Saúde Mental da instituição.

A psicóloga Juliane Albernás Borges e o enfermeiro Marcelo Lopes Pereira explicam durante mais de uma hora de palestra sobre os efeitos das drogas recreativas e seus efeitos colaterais, até o uso de drogas legalizadas como o cigarro, álcool e medicamentos que só podem ser utilizados com prescrição médica. “O crescimento do uso de drogas como anfetaminas e medicamentos, dentre outros estão em níveis elevadissimos. A palestra " A DROGA DO MEU MUNDO COM DROGAS", enfoca a prevenção
através da reflexão, do limite e da responsabilização do sujeito ao contemplar o autoconhecimento do porque da utilização de mecanismos de fugas, e não de enfrentamento da realidade”, ressalta a psicóloga..

Abuso de drogas

O uso e abuso de drogas por estudantes preocupa autoridades em saúde. O 6º Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública e Privada de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras aponta que o álcool e o tabaco são as drogas mais consumidas por jovens até os 19 anos. O estudo avaliou o uso de drogas entre 50.890 estudantes da rede pública e privada de ensino fundamental e médio nas 27 capitais brasileiras.

O estudo também foi ponto de apoio para realização da palestra “A droga do meu mundo com drogas”como explica Juliane: “É uma demanda de muitos anos coletada pelos serviços de psicologia,enfermagem e assistência social do campus. Escolhemos este tema como prioridade para ser discutida pela comunidade acadêmica. Contemplaremos todos os cursos ofertados pelo campus Muzambinho”. A palestra “A DROGA DO MEU MUNDO COM DROGAS” retornará no mês de abril, após as eleições do campus, tendo como público-alvo os estudantes, novas datas serão divulgadas no fim deste mês.

TEXTO e FOTOS: Carol Negrão