Projeto LabSoft
Ter, 20 de Fevereiro de 2018 07:36

LabSoft convida professores a participarem de projeto de pesquisa sobre Estratégia de Aprendizagem baseada em Casos

O Lab Soft ( Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à educação) do IFSULDEMINAS Campus Muzambinho está desenvolvendo um projeto relacionado à Aprendizagem Baseada em Casos. Docentes que já utilizam a estratégia no contexro de sala de aula- física e virtual- e demais interessados podem participar do projeto de pesquisa. O projeto de pesquisa/ extensão será elaborado em três etapas: construção de uma ferramenta web que facilite a catalogação e busca de casos; validação da ferramento com usuários reais, que devem usar o sistema para buscar ou criar casos e aplicá-los em sala de aula; oficinas e construção de roteiros que apoiem os usuários, principalmente os docentes, na elaboração de casos para suas respectivas áreas de atuação.

Os interessados em participar do projeto devem preencher o formulário disponível neste link.

Aprendizagem Baseada em Casos

Aprendizagem baseada em Casos é uma estratégia ativa de ensino e aprendizagem, centrada no estudante, e que usa pequenos casos contextualizados a fim de ajudar o aprendiz a demonstrar sua capacidade de identificar problemas e propor soluções. Ela tem sido utilizada com sucesso em diversas áreas como a medicina, física e engenharia de software. A estratégia ajuda a desenvolver habilidades de pensamento crítico, criatividade, trabalho em grupo, dentre outras.

Uma forma de aplicação consiste em apresentar o caso para os estudantes e, a partir daí, eles precisam adotar estratégias que os ajudem a gerenciar a própria aprendizagem. Eles também devem definir métodos e os fundamentos necessários para que uma solução para o caso seja alcançada. A tarefa do educador consiste em atuar como facilitador, fazendo perguntas que ajudam a esclarecer o pensamento dos estudantes e orientar as atividades em grupo, sempre que necessário.

Sobre o Lab Soft
O Laboratório de Tecnologias de Software e Computação Aplicada à Educação - LabSoft – foi fundado em 2012, e está associado, predominantemente, ao Curso de Ciência da Computação do IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. Foi criado, inicialmente, para servir como um espaço de diálogo, reflexão e investigação entre professores e estudantes interessados em desenvolver projetos de pesquisa na área de Engenharia de Software e Computação Aplicada à Educação. Atualmente, conta com um espaço físico localizado na sala 24 do Prédio de Tecnologia da Informação e recebe estudantes em Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Estágio, Intercâmbio, dentre outros. Os resultados apresentados em conferências e periódicos relevantes da área de computação demonstram o fortalecimento deste grupo/laboratório.

TEXTO: Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder