Cafés Especiais
Qua, 20 de Dezembro de 2017 07:14

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho promove Seminário de Cafés Especiais em parceria com a EPTV.

Capa EPTV

Na última sexta-feira, dia 15 de dezembro, cerca de 250 alunos, produtores e interessados na área cafeeira, participaram do seminário "Café - grão especial", realizado no IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho em parceria com a EPTV.

Estiveram presentes na abertura do evento a representante do Diretor-geral do Campus Muzambinho, Luciana Maria Vieira Lopes Mendonça, o Prefeito Sérgio Arlindo Cerávolo Paoliello, o Diretor Regional da EPTV, Paulo Brasileiro, a Presidente da Associação Brasileira de Cafés Especiais - BSCA, Carmem Lúcia Chaves de Brito e o pesquisador da Universidade Federal de Lavras, Flávio Borém.

O início do evento se deu com uma apresentação do primeiro episódio da série de cafés especiais da EPTV apresentada pelo repórter Ernane Fiuza.

No evento foram realizadas palestras sobre cafés especiais e foram exibidas a primeira e a última reportagens sobre cafés especiais realizadas pela EPTV em alguns países da América Latina como o Brasil e a Costa Rica.

As palestras foram ministradas pela pesquisadora da Embrapa, Helena Maria Ramos Alves, que destacou que no Brasil é possível o plantio de diferentes tipos de cafés devido as características únicas de cada região do país. Helena ainda ressaltou a região conhecida como Mantiqueira de Minas que possui 70% de sua área em uma altitude acima de 900 metros; e pelo representante do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wellington Gomes dos Santos, que tratou sobre o papel e a atuação do MAPA para garantir a qualidade do café Brasileiro.

Também foi realizada uma mesa redonda moderada pelo pesquisador da UFLA, Flávio Borém, com a participação do professor do Campus Muzambinho José Marcos Angélico de Mendonça, e dos palestrantes Helena Maria, Wellington Gomes e Carmem Lúcia.

Durante a mesa redonda os participantes incentivaram os produtores locais dizendo que os cafés especiais são uma forte demanda e que podem ser produzidos aqui, basta que o produtores rurais façam adequações à sua produção.

Um ponto que foi bastante debatido no evento, foi a necessidade de alteração na forma como o café é negociado. Segundo a palestrante Helena Maria Ramos Alves, o valor do café brasileiro ainda é determinado pelo mercado exterior e apenas o próprio produtor deveria ditar o quanto realmente vale seu produto.

O evento chamou muita atenção da população da região sul mineira, ao tratar de um tema que cada vez mais chama atenção dos produtores. Essa iniciativa visa ressaltar, entre os cafeicultores da região, as possibilidades que eles tem de valorizar seu café e torná-lo mais competitivo em mercados de alta lucratividade.

Também com a finalidade de contribuir com o cafeicultor, durante oito dias, a EPTV Sul de Minas exibiu a série de reportagens "O Especial do Café". Na série foram demonstrados aspectos do café no Brasil e em países da América Latina e o último episódio da série foi exibido no final do evento a todos os presentes.

O Campus Muzambinho agradece a todos os participantes do evento e, especialmente, a EPTV pela parceria e por ter tornado possível um evento tão significativo como esse Seminário de Cafés Especiais.

Acesse aqui todas as reportagens feitas pela EPTV.

TEXTO: Tatiana de Carvalho Duarte

FOTOS: George L. Silva