Ciências Agrárias
Sex, 15 de Dezembro de 2017 10:42

Semana das Ciências Agrárias promove onze palestras e mais de trinta minicursos no Campus Muzambinho.

Capa Ciências Agrárias

Semana das Ciências Agrárias do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho contou com 11 palestras e mais de 30 minicursos direcionados para alunos dos cursos de Engenharia Agronômica, Técnico em Agropecuária e Medicina Veterinária.

Paralelamente a Semana das Ciências Agrárias foi realizada também a 7ª edição do Empreenda e a 2ª Feira Gastronômica do Campus Muzambinho. A abertura de ambos eventos ocorreu na quadra poliesportiva do Campus com a presença dos diretores do Campus, dos coordenadores dos cursos e da direção da COOPAM.

Durante três dias, os eventos contaram com palestras e minicursos ofertados aos seus respectivos alunos.

Foram ministradas palestras sobre o desafio de empreender, por Gleison Klebert de Melo; sobre os atributos físicos do solo em ambiente de produção, por Bruno Montoani (UFLA); sobre o mapeamento de solo, ministrada por Sérgio Henrique G. Silva (UFLA); sobre sustentabilidade no Agronegócio, pelo Prof. Marcos Aurélio Lopes; sobre o bem-estar da fêmea suína, tema abordado por Prof. Rony Antônio Ferreira; sobre o empreendedorismo feminino no agronegócio e na indústria, discussão realizada em uma mesa redonda formada por Marisa Helena Contreras e Tânia Mara; sobre agricultura de precisão, ministrada por Altieres Paulo Ruela; sobre a influência do déficit hídrico na cultura do milho, por José Sergio de Araújo; sobre empreendedorismo e liderança feminina na pecuária, por Cláudia Ribeiro do Valle; sobre o ensino EaD na Agropecuária, por Carlos Antônio Fernandes; e sobre a inovação como vantagem competitiva em palestra ofertada pelo SEBRAE e ministrada por Maurício Bitencourt.

O minicursos abordaram temas diversos voltadas para cada um dos três cursos participantes do evento. Como por exemplo temos que os alunos da Engenharia Agronômica puderam participar de minicursos sobre a apicultura no meio Agrícola, sobre o manejo e condução de pastagem, sobre mudanças climáticas, automação e sistema de irrigação, sobre reguladores de crescimento na agricultura, sobre cana-de-açúcar uso e sobre a inserçãi de plantas no meio urbano através de cultivos em vaso.

Aos alunos do curso Técnico em Agropecuária foram ofertados minicursos de redação, utilização do Google Earth, análise de solo, produção de chia para alimentação humana e animal, micorrizas na agricultura, equitação, incêndios florestais, criação de bezerras, ferrugem do cafeeiro, fase pré-analítica de exame laboratorial veterinário, noções de geoprocessamento com Quanto Gis, criação de aves de corte, plantio integrado de cereais e de controle biológico no plantio do milho e da soja.

Já os alunos do curso de Medicina Veterinária tiveram minicursos sobre avaliação fenotipica de bovino leiteiro, primeiros socorros em equinos, podologia bovina, suporte nutricional do cão e do gato, anatomia aplicada aplicada a cirurgia e ultrasonografia, introdução a termografia, programas oficiais de defesa sanitária animal, noções básicas de avaliação e tratamento da dor em animais domésticos, noções básicas sobre treinamento de cães e sobre o diagnóstico de neoplasias.

O evento foi organizado pelos alunos, sob orientação dos professores dos três cursos e com o apoio da COOPAM.

Confira as fotos:

2017/12/agrárias{/gallery}